Banco de fotos

06 de Junho de 2013

Seminário reúne servidores da região Central Sul


Prefeitos e servidores da região Central Sul participaram na tarde desta segunda-feira (03) da quarta edição do Seminário Regional de Gestão Pública Municipal, realizada em Cachoeiro de Itapemirim, no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento, voltado para a capacitação dos gestores municipais, prossegue até a quinta-feira (06).

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Carlos Ranna, e o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim, participaram da abertura do seminário. Também estiveram presentes os prefeitos de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglioni; de Castelo, Jair Ferraço Júnior; de Apiacá, Humberto Alves de Souza; de Iconha, João Paganini; de Muqui, Aluisio Filgueiras; de Rio Novo do Sul, Maria Albertina e o vice-prefeito de Vargem Alta, Claudio Cesar Pavetto.

O presidente da Amunes Dalton Perim ressaltou a importância dos encontros realizados em parceria com o TCE. “Agradecemos a sensibilidade do Tribunal ao apoiar e propiciar a realização dos seminários nas regiões do Estado. É importante estarmos juntos, levar conhecimento e informação às equipes na busca da moralidade e legalidade da aplicação dos recursos públicos”, disse. O prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, ressaltou alguns desafios dos gestores municipais como o de “atender aos cidadãos, enfrentar os problemas e administrar de acordo com a legislação”.

O presidente do TCE, Carlos Ranna, lembrou que “não há mais espaço para o amadorismo. E o Tribunal está de portas abertas para levar treinamento aos servidores e garantir que as políticas públicas sejam bem aplicadas. A principal missão da Corte é orientar e, a segunda, fiscalizar. Vamos orientar bem para fiscalizar com rigor”, destacou Ranna.

Seminário

Na programação do primeiro dia de seminário foram destaques as palestras: “Execução Fiscal nos municípios e regularização fundiária”, com o juiz-corregedor Aldary Nunes e a juíza-corregedora Marlúcia Ferraz Moulin; “Desafios na gestão de pessoal”, com o auditor do Tribunal de Contas, João Luiz Cotta Lovatti. Os participantes também receberam informações sobre o “Plano de Desenvolvimento ES 2030” e sobre o tema “Captação de recursos para os municípios”.

Dentre os assuntos que serão abordados nos demais dias de capacitação estão: planejamento das peças orçamentárias, controle interno, nova contabilidade pública, Geo-obras, limites de gastos, licitações e contratos.

A capacitação continua até a quinta (09) para gestores e servidores da região Central Sul: Apiacá, Atílio Vivacqua, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.