Banco de fotos

28 de Maio de 2013

Governo homenageia Amunes no setor de inovação no ES

A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia agora faz parte do Circuito Internacional de Inovação, conectando o Espírito Santo de forma permanente aos principais mercados e polos de inovação nacionais e internacionais. Esse e outros resultados para a área da inovação e tecnologia, como assinatura de protocolos de intenção para polos tecnológicos na Serra e Vila Velha, premiação dos participantes da Feira Internacional de Invenções, Inovações e Negócios do Irã (Finex) e divulgação do Prêmio Finep, foram apresentados nesta terça-feira (28), durante uma cerimônia no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória às 10 horas.

No evento foi apresentado o Ambiente da Inovação 2.0 – uma árvore hiperbólica que identifica os principais atores envolvidos com as ações de CT&I no Espírito Santo, destacando competências, demandas e recursos. O objetivo é facilitar o caminho e acesso dos investidores aos setores de caráter inovador. Como ação do eixo estratégico de Inovação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo (Proedes) também foram assinados os protocolos de intenção para implantação Polo de Inovação da Serra, na área de Tecnologia da Informação, Eletrônica e Metalmecânico, nas modalidades de Prestação de Serviço, fabricação e produção no município da Serra e em Vila Velha na área de Química Fina e Biotecnologia.

Como resultado da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e do apoio da Associação Brasileira dos Inventores e Pesquisadores Inovadores (Abipir), o Espírito Santo representou a América Latina na Feira Internacional de Invenções, Inovações e Negócios do Irã (Finex), levando o Brasil a ser o país mais premiado no Irã e colocando a Semana de CT no roteiro internacional das feiras mais importantes do mundo. Na solenidade desta terça, os 15 trabalhos capixabas expostos na Finex em fevereiro foram premiados e homenageados.

Também como forma de estimular ações estratégicas estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil, a Agência Brasileira da Inovação (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou o Prêmio Finep 2013, onde diversas categorias, como empresas, instituições e pessoas físicas empresas poderão concorrer ao prêmio de R$ 100 mil a R$ 500 mil, oferecidos aos melhores projetos.