FOTOS E VÍDEOS

Gilson Daniel apresenta planejamento estratégico da Amunes durante AGE
O Planejamento Estratégico da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) foi apresentado aos prefeitos e representantes dos municípios durante a Assembleia Geral Extraordinária da Amunes nesta quinta-feira (30).
30/05/2019

Funasa e UFF apresentam Termo de Cooperação para Planos de Saneamento
Em reunião que aconteceu na sede da Amunes, com a participação do Ministério Público Estadual, Sedurb, Cesan e Iema, a Funasa e a UFF – Universidade Federal Fluminense apresentaram a cerca de 40 representantes de prefeituras do Espírito Santo, os detalhes do Termo de Cooperação firmado para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

Ver mais:
http://www.amunes.org.br/index.php?pg=noticias&codigo=522


29/05/2015

XVIII Marcha Municipalista

Num encontro programado para receber mais de 5 mil prefeitos de todo o país, o presidente da Amunes, prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, fez pronunciamento na abertura do evento, representando todos os chefes de municípios do sudeste do país.

“Apesar de tudo somos homens de bem e temos orgulho de ser prefeito no Brasil” foi assim que o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espirito Santo (Amunes) e representante da região Sudeste, finalizou, sob aplausos, o seu discurso na abertura da XVIII Marcha em Defesa dos Municípios. Ele ainda pediu respeito e dignidade de tratamento aos prefeitos.


26/05/2015

Amunes X Bancada Federal

Encontro dos prefeitos com oito Deputados Federais e uma Senadora, na sede da Amunes, no dia 11 de maio de 2015. Uma reunião onde os prefeitos solicitaram uma bancada federal municipalista.

Estiveram presentes, os Deputados: Lelo Coimbra, Max Filho, Paulo Foletto, Sergio Vidigal, Evair de Melo, Jorge Silva, Helder Salomão e Carlos Manato, além da Senadora Rose de Freitas e mais de 50 prefeitos.


11/05/2015

Amunes elege nova diretoria

O auditório da sede própria da Amunes ficou pequeno para receber tantos prefeitos.
Os chefes de executivos municipais se reuniram para confirmar o que já era esperado, a reeleição de Dalton Perim (Venda Nova) como presidente da entidade, tendo Leonardo Deptuslki (Colatina) como vice.
Em clima de otimismo, mas, sem perder de vista os desafios que os prefeitos terão até o fim do atual mandato, a diretoria foi escolhida por aclamação, uma vez que, como o consenso prevaleceu e apenas uma chapa foi inscrita.
Após a Assembleia, os prefeitos foram ao Palácio Anchieta, a convite do Governador para levar a Paulo Hartung os pleitos dos municípios capixabas e receberam do mesmo reforço da proposta por um trabalho conjunto entre Amunes e Governo do Estado.
O mandato da diretoria eleita é de dois anos e encerra-se em março de 2017.


31/03/2015

Amunes faz avaliação de 2014 e aprova planejamento para 2015

Cerca de 40 prefeitos compareceram à última Assembleia Geral da Amunes, que acontece na manhã desta quarta-feira, 10 de dezembro
O presidente da entidade, Prefeito Dalton Perim, fez um balanço das atividades, ressaltando as parcerias voltadas para a elaboração dos planos municipais, em áreas como: educação, saneamento, gestão de resíduos sólidos e mobilidade urbana, com a participação da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.  Dalton esclareceu que existem negociaççes no sentido de oferecer aos municípios, apoio técnico e informaççes, em setores contábil e financeiro, através de serviços prestados pela Fucape e Aequus Consultoria, editora da revista Finanças dos Municípios.

Entre os assuntos a serem debatidos com o futuro governador, com quem a Amunes já fez reunião de trabalho, os prefeitos pediram prioridade à manutenção da lei que prevê a transferência de recursos estaduais no regime Fundo a Fundo.

O presidente da Amunes repassou informaççes sobre a Pauta Municipalista e as orientaççes da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, com ênfase no relacionamento com a bancada federal capixaba, uma vez que, no Congresso, estão sendo aprovadas leis que prejudicam os municípios

10/12/2014

I Encontro Regional Entre MPES e AMUNES

AMUNES em parceria com o Ministério Público Estadual realizou no último dia 09  o I Encontro Regional Entre o MPES e a AMUNES. A iniciativa promovida pela AMUNES visa facilitar o processo de implementação das políticas públicas mediante o estreitamento da relação institucional entre o MPES e os Gestores Municipais.Os temas abordados foram: são saúde, educação, assistência social e processos licitatórios. O público alvo do evento foi: membros do MPES, prefeitos e secretários municipais.


10/06/2014

Dia Nacional de Mobilização dos Municípios nas Capitais reúne mais de 90% dos prefeitos capixabas

O encontro reuniu prefeitos e parlamentares de todo o Estado com o objetivo de debater a pauta municipalista.

A manifestação aconteceu no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e trouxe à capital aproximadamente 900 pessoas. Participaram do evento 73 dos 78 prefeitos do Espírito Santo, secretários e vereadores. A bancada federal capixaba também marcou presença, com sete deputados federais e um senador.

Na ocasião, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), prefeito Dalton Perim, explicou aos presentes sobre a importância do aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os problemas das desoneraççes do Imposto de Produtos Industrializados (IPI), dentre outros assuntos que prejudicam os gestores municipais. Perim cobrou mais agilidade na aprovação dos projetos que constam na pauta do movimento. Um documento conclusivo foi elaborado pela Amunes e será entregue à CNM.

Para encerrar o encontro, os gestores do Espírito Santo foram convidados a participar da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A maior representação municipalista da América Latina ocorrerá na capital federal entre os dias 12 e 15 de maio.

14/04/2014

Encontro de Gestores Municipais “Os desafios para 2014”

Evento reuniu centenas de gestores para debater os desafios durante um ano cheio de dificuldades, como a falta de recursos e os impactos de uma tragédia climática e um calendário apertado.
O Encontro de Gestores Municipais foi um misto de orientaççes técnicas e políticas sobre o enfrentamento da falta de recursos e o surgimento de novos desafios. No caso do Espírito Santo, as administraççes precisam superar os prejuízos causados com o fim do Fundap – Fundo do Desenvolvimento  das Atividades Portuárias , que destinava parte dos recursos aos municípios. O Fundap foi criado nos anos setenta, para recuperar perdas com a erradicação das lavouras de café.  Outra novidade que elevou os gastos e deve levar algum tempo para ser superada é a tragédia que abateu mais de 50 municípios, por causa das fortes chuvas de dezembro do ano passado.
Além das dificuldades já citadas, ainda tem a lista de exigências dos órgãos de controle e fiscalização, que, em muitos casos se antecipam aos projetos em suas aççes fiscais, com exigências que, na avaliação de alguns gestores, beiram o exagero.
Todas essas questçes foram debatidas no Encontro de Gestores Municipais, na última quarta-feira, 12 de março, no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo. 

Na abertura, o Governador Renato Casagrande, fez um relato sobre a  formas como seu governo vem se relacionado com os municípios, ressaltando a preocupação em apoiar as administraççes hoje, mas, não perder de vista a preparação com a sustentabilidade. “Muitos dos nossos projetos têm um olhar no futuro e vão garantir que a sustentação do governo lá na frente não seja um ponto de interrogação, cheio de incertezas.”  
O Presidente da Amunes, prefeito Dalton Perim, destacou o trabalho que a associação tem realizado para defender os interesses dos municípios capixabas, relacionou as dificuldades que os executivos encontram para atender  minimamente a população e valorizou o apoio que tem recebido do governo do estado.”Não tem como não reconhecer que o Governador Renato Casagrande e toda a sua equipe têm estendido a mão aos prefeitos e recebido com atenção as nossas solicitaççes.” Aformou Dalton.

O representante da CNM relacionou as conquistas alcançadas nos últimos anos e convidou os prefeitos a comparecer na próxima Marcha a Brasília. “ A maioria das nossas conquistas deve-se ao grande poder de mobilização e articulação dos gestores públicos municipais durante a Marcha é lá que nossas reivindicaççes ganham força, por ser a Marcha um dos maiores evento políticos do país, tornou-se uma referência a todos os que querem fortalecer o movimento municipalista.” Disse Gustavo Cezário, Diretor de Relaççes Institucionais da CNM.

O primeiro palestrante do Encontro dos Gestores Municipais foi o ex-governador Paulo Hartung. Para um auditório lotado, Hartung disse que os desafios estão em manter-se atualizado, num mundo altamente globalizado e mostrou algumas distorççes entre o que é difundido junto à sociedade e a realidade das administraççes. “É muito fácil dizer que falta vontade política, quando, na verdade não falta, o que falta mesmo é dinheiro”. Lembrou que existe uma cultura, nos meio de comunicação, de levar em conta apenas os gastos dos governo, como se fossem responsáveis por todo gasto público do país.Ӄ preciso levar em conta que as instituiççes públicas são responsáveis pelo gasto público, não apenas os governos, os executivos.”

As demais palestras foram dedicadas a temas técnicos e ao relacionamento dos municípios com órgãos de fiscalização e controle, como: Ministério Público e Tribunal de Contas.

O primeiro seminário organizado pela Amunes em 2014, para discutir os desafios da gestão municipal para este ano, serviu de prévia para outros eventos,como a  Marcha a Brasília, onde os prefeitos devem alertar para a falência dos municípios.

12/03/2014

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 3222-4537
E-mail: contato@amunes.org.br