VITÓRIA | Circuito Ambiental traz exposição, plantio, jogos educativos e outras ações

Saber mais sobre o meio ambiente e agir em prol dele é a proposta do Circuito Ambiental, que promoverá ações em diversos espaços da cidade até o dia 13. Esse período entrou oficialmente no calendário de comemorações da Prefeitura de Vitória a partir de 2017, substituindo a Feira do Verde, que ocorria, anualmente, na Praça do Papa.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, destacou que o Circuito Ambiental fomenta a importância da preservação e da conservação ambiental. "Uma das principais metas é fortalecer o trabalho educacional, sensibilizando e conscientizando a população de que ela pode ser uma grande parceira nas ações em defesa do meio ambiente", disse.

Mapa Gigante

No Dia Mundial de Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), estudantes de várias escolas da rede municipal poderão caminhar pelo Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas, conhecendo, assim, a biodiversidade ambiental do município, no Tancredão, das 8 às 17 horas. 

Ate sexta (7), os alunos da Emef Hildebrando Lucas terão a oportunidade de conhecer os princípios da Carta da Terra por meio de jogo de tabuleiro.

Portal de Bem-Estar Animal

A primeira ação do Circuito Ambiental foi o lançamento do Portal de Bem-Estar Animal, uma plataforma colaborativa dedicada ao cuidado e ao bem-estar dos animais. 

Exposição

Desta segunda (3) até sexta (7), quem vier à Prefeitura de Vitória vai conhecer um pouco mais da Mata Alântica em uma exposição aberta no hall do Palácio Municipal, como o nome "Exposição de Mata Atlântica: diversidade nas paisagens em múltiplos olhares", com várias árvores in natura da mata.

Os visitantes poderão compreender como a Mata Atlântica faz parte do cotidiano de Vitória, compondo a paisagem na área do Maciço Central com áreas de preservação ambiental protegidas por lei e situadas em parques naturais que são unidades de conservação, como os parques da Fonte Grande, Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos. 

Baleia Jubarte

O Espaço Baleia Jubarte, situado na Praça do Papa, na Enseada do Suá, receberá desta segunda-feira (3) até sexta-feira (7) alunos da rede municipal de Vitória participarão de atividades educativas e culturais voltadas a conhecer mais sobre a baleia jubarte e seu ambiente.

Projeto Tamar

Desta terça (4) a quinta-feira (6), o Centro de Visitação Tamar Vitória realiza diariamente a limpeza na praia funda.

De terça a domingo (9), a população poderá contemplar a "Exposição de Mata Atlântica de Vitória" e também a exposição de quadros "Vida Marinha: Reciclando Ideias".

No sábado (8), às 14 horas, haverá uma sessão de cinema e, às 15 horas, haverá contação de histórias.

Plantio

O plantio de mudas de árvores é outra ação. Nestas terça (4), quarta (5) e quinta (6), os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Éber Louzada Zipinotti e Alvimar Silva farão o plantio de mudas de árvores na orla de Camburi e no bairro Mário Cypreste.

Além do plantio, os estudantes participarão de visita guiada e monitorada no Centro Ecológico Caimam, situado no Revis da Mata Paludosa (antiga Fazendinha), em Jardim Camburi.

Os alunos da Emef Heloísa Abreu Júdice de Mattos também terão a oportunidade de participar de um plantio no Parque da Fonte Grande.

Formação

Na sexta-feira (7), das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, no auditório do Revis da Mata Paludosa, em Jardim Camburi, acontecerá a formação "Educação Ambiental e Temas do Cotidiano de Vitória: Água, Mata Atlântica, Resíduos, Manguezal, Restinga, Bem-estar Animal".

No mesmo dia, acontece o seminário "Impactos da Poluição Atmosférica na Saúde Ambiental". 

Outras ações

No sábado (8), quando é comemorado o Dia dos Oceanos, haverá uma grande ação de limpeza por ar, mar e terra. O trabalho será realizado pela Semmam, em parceria com Ecomares, Últimos Refúgios, Associação de Moradores da Ilha do Frade (Samifra), Ecoceano e Projeto Pegada, com o apoio do Tamar, Vigilantes dos Ecossistemas, guarderia, caiaqueiros, atletas de canoa havaiana, Iate Clube e dos alunos da Ufes e do Ifes.

Haverá, ainda, exposição fotográfica "Cenário das Águas", de Luciano Daniel, no Espaço Baleia Jubarte, desta segunda (3) a sexta (7), das 8 às 17 horas.

No sábado (8), às 9 horas, no Parque da Fonte Grande, terá palestra "Implantação de Meliponário", para criação de abelhas sem ferrão, em parceria com a Associação de Meliponicultura do Espírito Santo (AME).

 

Confira a matéria no Portal: http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/circuito-ambiental-traz-exposicao-plantio-jogos-educativos-e-outras-acoes-35629

 

Informações: Prefeitura de Vitória

Data de Publicação: terça-feira, 04 de junho de 2019

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 3222-4537
E-mail: contato@amunes.org.br