Prefeitos capixabas concorrem etapa nacional Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Seis prefeitos capixabas estão nesta quarta-feira (05/06), em Brasília, para participar da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os vencedores da etapa estadual do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foram indicados e vão representar o Espírito Santo: Mário Sergio Lubiana, Prefeito de Nova Venécia, Destaque Temático Pequenos Negócios no Campo; Gilson Daniel, Prefeito de Viana, Destaque Temático Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual; Fabricio Petri, Prefeito de Anchieta, Destaque Temático Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Darly Dettmann, Prefeito de Itaguaçu, Destaque Temático Inovação e Sustentabilidade; João do Carmo Dias, Prefeito de Brejetuba, Destaque Temático Empreendedorismo na Escola; e Cleudenir José de Carvalho, Prefeito de Dores do Rio Preto, Destaque Temático Compras Governamentais. O prêmio reconhece prefeitos que criam condições favoráveis às micro e pequenas empresas (MPE) e aos microempreendedores individuais (MEI), já que o crescimento econômico das cidades passa, fundamentalmente, pela melhoria do ambiente de negócios desse segmento.

O prêmio foi instituído em 2001 e até 2019 foram inscritos quase 10 mil projetos, com 918 vencedores estaduais e 94 premiados nacionalmente. Na edição deste ano, haverá uma homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi também prefeito de Belo Horizonte entre 1941 e 1945. Sua filha Maria Estela Kubitscheck Lopes, e o presidente da Casa de JK, Serafim Jardim, receberão uma placa comemorativa. Os finalistas, das cinco regiões do país, disputam em oito categorias: Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da RedeSimples, além de Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados (não participaram Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal), sendo que 1.130 foram habilitados. Na etapa estadual, foram 160 vencedores.

“O Espírito Santo está muito bem representando. São projetos significativos, que impactam diretamente na vida das pessoas, com empreendedorismo. Estamos aqui na torcida”, disse o prefeito de Viana, Gilson Daniel, que também é presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). “O Sebrae é uma grande ferramenta de trabalho, que deve ser utilizado por todos os municípios”, afirmou o prefeito de Nova Venécia, Mário Sergio Lubiana, e vice-presidente da Amunes. Para se chegar aos finalistas, uma comissão formada por funcionários do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores estaduais. Os 51 projetos com maiores notas foram submetidos à comissão julgadora nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas nos pequenos negócios. Todas as avaliações foram realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria.

Números do Prêmio

• Até 2019, foram 9.989 projetos inscritos, 7.235 projetos habilitados, 918 vencedores estaduais (que são os finalistas nacionais).
• Foram 94 vencedores nacionais (incluindo os 12 vencedores deste ano).
• Ao todo, 23 estados participaram em 2019.
• Este ano, foram 1.160 projetos inscritos, 1.130 habilitados e 160 vencedores estaduais.

A transmissão ao vivo pode ser assistida pelo site do Sebrae: portaldodesenvolvimento.sebrae.com.br

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Amunes Elan Costa (27) 3227-3077 / 9 8891-4707 elan.costa@amunes.org.br

Data de Publicação: quarta-feira, 05 de junho de 2019

Contatos:

Telefone: (27) 3227-3077 | (27) 3222-4537
E-mail: contato@amunes.org.br