Notícias

Encontro jovem municipalista é encerrado com a apresentação de demandas dos participantes

23/08/2018

O Município em Pauta: Encontro Jovem Municipalista foi encerrado com a leitura de uma Carta que será encaminhada ao presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi. O documento, lido pelo secretário-geral da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e diretor regional da CNM, Luciano Salgado, tem como destaque a criação de políticas para a juventude.

Salgado destacou que existem 14 projetos em tramitação no Congresso Nacional muito importantes que interferem diretamente na vida dos jovens. Nesse sentido, a Carta pede que essas proposições avancem no Legislativo. Uma delas é a aprovação do Plano Nacional de Juventude. “Vamos fazer um trabalho institucional para que a gente avance nesse tema”, reforçou.

A expansão do Encontro Jovem Municipalista foi outra reivindicação apontada pela Carta. A ideia é a realização do evento em outras regiões do País como forma de mobilizar a juventude brasileira. A possibilidade de criar um movimento somente com os jovens também foi sugerida na leitura da carta. O grupo seria chamado de Movimento de Jovens Municipalistas e seriam realizadas reuniões periódicas com lideranças políticas do país, assim como já ocorre com o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) da Confederação.

Cooperação
Os participantes ainda sugeriram a criação de um canal de cooperação técnica entre a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) para o avanço de temas da juventude. Por fim, foi proposto que se estabeleça uma conta nos partidos políticos, com financiamento garantido para as campanhas, destinado à candidatura de jovens de até 29 anos, e o debate com os presidenciáveis sobre compromissos com a juventude.


Por: Allan Oliveira
Fotos: Jefferson Viana
Da Agência CNM de Notícias

Mande-nos uma mensagem

Nome

Email

Recado