Prefeita de São Domingos do Norte representa Amunes em evento do Programa Prefeito Amigo da Criança

O evento foi realizado de forma online.

| Assessoria de Comunicação

O “Seminário Regional Sudeste - Programa Prefeito Amigo da Criança e os desafios das gestões municipais para a efetivação dos Direitos da Criança e do Adolescente: um olhar sobre o cenário atual dos principais indicadores da infância e adolescência” foi realizado na tarde desta quarta-feira (23) de forma online.

A prefeita de São Domingos do Norte e diretora da Diretoria das Mulheres da Amunes, Ana Izabel Malacarne, representou a associação no encontro e falou da importância do programa para a garantia dos direitos básicos das crianças e dos adolescentes. “O Programa Prefeito Amigo da Criança vai muito além do reconhecimento do gestor. Ele leva a crianças e adolescentes oportunidades e orientações para uma vida dentro dos direitos básicos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Abraçar esse programa é pensar no futuro dos nossos municípios, dando assistência às crianças assistidas pela rede pública de ensino, crianças de periferia e crianças em situação de vulnerabilidade. A Amunes vai atuar junto à Abrinq e aos municípios para aumentar a adesão das gestões públicas ao programa e fazer com que novos projetos sejam criados e aplicados”.

O objetivo do evento foi apresentar o Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) e realizar uma discussão sobre o cenário atual dos principais indicadores da infância e adolescência que são analisados no âmbito do programa.

Participação do ES

- Segundo a Abrinq, aqui no estado, apenas 11 municípios aderiram ao programa, são eles: Alegre, Cachoeiro De Itapemirim, Colatina, Ecoporanga, Laranja Da Terra, Marilândia, Muniz Freire, Nova Venécia, Piúma, Venda Nova do Imigrante e Viana.

- No Espírito Santo, em apenas três municípios, os prefeitos obtiveram da Fundação o reconhecimento pleno como “Prefeito Amigo da Criança”: Elias D’al Col – Ecoporanga (em 2020); Mário Sérgio Lubiana – Nova Venécia (foi reconhecido em 2020) e Max Mauro Filho em Vila Velha (edições de 2001-2004, 2005-2008 e 2017-2020).

- O município de Vitória adotou um projeto, junto ao programa Prefeito Amigo da Criança, que reduziu o índice de gravidez. O Projeto Direto Ao Ponto, criado em 2015, leva orientações sobre saúde, sexo e sexualidade aos adolescentes de escolas assistidas pela Unidade de Saúde da Família Grande Vitória, que atende os bairros de Inhanguetá, Estrelinha, Universitário e Grande Vitória.

Compartilhar Conteúdo