Merendeiras se destacam no preparo da alimentação escolar da rede municipal de Atílio Vivácqua

| Assessoria de Comunicação

 

Desde que as aulas presenciais retornaram em Atílio Vivácqua, com escalonamento, as merendeiras das escolas municipais vêm mostrando que são profissionais que amam o que fazem, através da dedicação que têm ao preparar as refeições dos alunos, tornando-as, além de saudáveis, mais saborosas e atrativas. A satisfação dos estudantes é o resultado de tamanho empenho.

“A alimentação da escola é muito boa, bem variada e temperada. A tia da cozinha capricha muito. Sempre dá vontade de comer mais. Gosto muito do bolo salgado de chuchu com carne e da canjiquinha. O arroz temperado também é muito gostoso. Minha escola é dez”, diz John Lucas Martins da Silva, aluno do 4º ano da EMEB “Zulmira Ventury Baptista”, do bairro Nossa Senhora Aparecida.

Estudante do 2º ano da EMEB “Teotônio Rafael”, da localidade de Independência, Yzabella Satelo Costa também aprova as refeições.  “A merenda da minha escola é gostosa, porque é feita com carinho. Tem canjiquinha com cebolinha, carne, legumes, tem feijão bem temperado com arroz, angu com carne... não gosto de couve, mas como misturada na comida. Amei a torta de repolho com gosto de pamonha. Eu amo estrogonofe. Todos os dias, eu merendo na minha escola”, detalha.

Já as alunas Soffia Balduíno e Joana Santos Ferrareis, do 8º ano da EMEB “Roque Telles Guimarães”, de Baixa Bonita, mais do que apreciarem a merenda da escola, não economizam nos elogios à merendeira, a quem carinhosamente chamam de Tia Neide. Segundo elas, a comida é saborosa, feita com carinho, super saudável, seguindo todos os cuidados quanto à higiene e deixando aquele aspecto de almoço de domingo, feito pela avó.

Amor e capricho são temperos

“Sinto-me muito orgulhosa de desempenhar um dos papéis mais importantes na aprendizagem dos alunos. Pois eles, estando bem alimentados, terão um desenvolvimento ainda melhor. A alimentação oferecida pela Secretaria de Educação está sendo de primeira qualidade, e eu preparo tudo com amor e capricho de sobra”, revela Maria Lúcia Motta Moulon Menezes, merendeira da EMEB “Zulmira Ventury Baptista”, do bairro Alto Niterói.  

As refeições são feitas com produtos adquiridos da agricultura familiar (através de chamada pública) e por meio de processo licitatório (pregão). O cardápio é elaborado pela nutricionista do Setor Municipal de Alimentação Escolar e enviado para as escolas, podendo apresentar alterações de acordo com a necessidade de entrega dos itens.

“A satisfação dos alunos é fruto do comprometimento do trabalho de todos os profissionais envolvidos, e eu os parabenizo com muita gratidão. No mais, aproveito para reafirmar aos pais e responsáveis atilienses nosso compromisso em continuar a garantir segurança alimentar aos nossos estudantes”, destaca a secretária municipal de Educação, Eni Souza Araújo Rodrigues.

 

Texto: Comunicação de Atílio Vivácqua

Compartilhar Conteúdo