Royalties do petróleo: novas regras de uso dos recursos pelos municípios são aprovadas pela Assembleia Legislativa

O presidente da Amunes, Gilson Daniel, participou da Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado desta quarta-feira (21), em defesa da alteração do Art. 1º do Projeto de Lei nº 484/2019.

| Assessoria de Comunicação

O presidente da Amunes, Gilson Daniel, participou da Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado desta quarta-feira (21), em defesa da alteração do Art. 1º do Projeto de Lei nº 484/2019, que determinava que os recursos provenientes do Fundo para a Redução das Desigualdades Regionais fossem utilizados no mesmo exercício financeiro do seu recebimento.

“Ontem, realizamos uma Assembleia Geral Extraordinária na Amunes e a alteração da Lei nº 8.308/2006 foi um dos assuntos debatidos. Os prefeitos concordam com a fiscalização desses recursos, pois o projeto é importante para que os municípios alcancem a melhoria das suas políticas públicas”, explicou o presidente Gilson Daniel.

Contudo, a proposta apresentada pelo PL nº 484/2019 é inexequível para os municípios, pois os recursos são repassados mensalmente e, quando o valor mensal recebido é insuficiente para realizar os investimentos definidos como prioritários, dentro do planejamento de gestão, é necessário acumular diversas parcelas para ter recursos suficientes para os investimentos prioritários.

Dessa forma, a emenda proposta pelo deputado Dary Pagung, atendendo à solicitação da Amunes, prevê a prestação de contas do uso dos recursos dos royalties do petróleo para a execução de políticas públicas e permite que esses recursos sejam utilizados pelos municípios não apenas durante o exercício do recebimento do recurso, mas também nos anos seguintes, desde que apresentem um plano de trabalho.

O Projeto de Lei, bem como a emenda, foram aprovados por unanimidade pelos deputados estaduais que participaram da sessão.

Com a aprovação do Projeto de Lei, os municípios, por meio de apresentação de plano de trabalho de aplicação de recursos, poderão utilizar os recursos no exercício diverso de seu recebimento.

Assessoria de Comunicação da Amunes

Tel.: (27) 3227-3077
Cel.: (27) 98891-4707
E-mail: comunicacao@amunes.org.br

Compartilhar Conteúdo