Notícias
A Presidente não quer mudança nos royalties
Foi o que disse Marco Maia, presidente da Câmara. Segundo ele, a Presidente não mudou sua postura e está do lado do Espírito Santo.
| Assessoria de Comunicação
O presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT/RS), disse ontem, durante o Encontro Nacional com os Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, que não viu mudança de postura da presidente Dilma Rousseff em relação aos royalties de petróleo. Para ele, a Presidente continua favorável aos estados produtores.
Maia lembrou que o principal tema do evento seria a questão da divisão dos royalties do petróleo.
Mas a Presidente evitou polemizar porque a maioria da plateia é a favor da derrubada do veto que defende receitas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
No discurso de abertura, na última segunda-feira, Dilma preferiu falar da importância de mais recursos para a Educação, mas evitou falar diretamente sobre os royalties, tema que divide os congressistas há mais de três anos.
\"Não foi uma mudança de postura. A Presidente já tomou uma decisão sobre os royalties. Ela fez o anúncio de um conjunto de medidas que está Ã disposição dos prefeitos. Programas voltados para a erradicação da pobreza, construção de moradias, saneamento, infraestrutura, saúde, educação.\"
Reunião
Os 21 prefeitos capixabas que participaram do encontro ontem na Câmara com a deputada Rose de Freitas (PMDB), coordenadora da bancada capixaba, para avaliar as medidas anunciadas pela Presidente.
Para o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Elieser Rabello, o custeio é o grande problema enfrentado pelos municípios.
\"A grande expectativa do encontro com Dilma era o acerto de contas dos municípios junto ao INSS. Fala-se que 3.588 cidades não fazem convênio com a União, por causa desses débitos\", afirmou.
O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho (PPS), elogiou as medidas anunciadas por Dilma, principalmente para a Educação e a Saúde.
\"Investimento em educação básica é fundamental para o município, inclusive para a faixa etária de zero a 5 anos. Cariacica vai poder participar de todos os projetos anunciados\", afirmou.
Fonte: A Tribuna
Compartilhar Conteúdo