Ajuda para reduzir a violência

Governador Renato Casagrande propçe parceria com prefeitos para a segurança. Ele ofereceu câmeras e treinamento de guardas.

| Assessoria de Comunicação


   Com a intenção de reduzir a violência em todo o Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) se reuniu na tarde de ontem (23/01) com prefeitos dos municípios do Estado para oferecer uma parceria. A ideia é fazer com que os municípios fiquem cada vez mais integrados com a questão da segurança pública.


  O encontro, 1ª Seminário de Integração da Segurança Pública, reuniu sugestçes para melhorar a segurança, como a instalação de câmeras de videomonitoramento, treinamento da Guarda Municipal e programas de tratamento para usuários de drogas.
  \"Caso o município já tenha uma Guarda Municipal, nós iremos ajudar no treinamento desses profissionais, porém, não faremos contrataççes. Caso o município precise de câmeras, iremos disponibilizá-la para que a prefeitura faça o monitoramento\", explicou o governador Renato Casagrande.
   Com relação ao consumo de drogas, o governador completou que essa é a principal influência para a violência.
   \"Nossos projetos em relação ao combate às drogas ainda estão em definição. Mas, em um primeiro momento, estamos apresentando aos prefeitos propostas de abordagem e convencimento aos usuários\", destacou
   Para Casagrande, é importante que os prefeitos estejam informados sobre os índices de criminalidade dos municípios.
   \"Queremos colaborar paro que os prefeitos estejam informados sobre os índices da criminalidade. Iremos nos reunir pelo menos uma vez ao mês para discutirmos essas questçes. Pois, embora a segurança pública seja um dever do Estado, é de responsabilidade de toda a população\", falou.
   Já o chefe da Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, acredita que tanto o município quanto a Polícia Civil, têm papéis importante na segurança pública. \"Essa união fará com que todos conheçam as aççes do governo e façam propostas para que, assim, diminua a violência\".

Secretário promete aumentar efetivo

  Além da proposta de integração entre o governo e município para melhorar a segurança no Estado, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, afirmou que possui outras metas para 2013, como o aumento do efetivo da polícia.
  \"Uma das nossas metas para esse ano é a contratação 1.100 novos soldados da Polícia Militar, 40 oficiais, além de cerca de 500 novos policiais civis\", disse.
  O secretário afirmou, também, que a Secretaria da Segurança Pública estará aberta para receber os prefeitos para que seja discutido como o município pode participar mais intensamente na questão da segurança.
  Já o secretário de Aççes Estratégicas, Álvaro Rogério Duboc Fajardo, enfatizou a importância da participação dos prefeitos no combate à violência.
    \"Uma cidade mal organizada dificulta ainda mais o combate à violência\", destacou Fajardo.

 \"Faremos a nossa parte\"

  \"A violência no nosso Estado tem chegado a um patamar absurdo para a sociedade. Faremos a nossa parte e vamos apontar os caminhos que precisamos tomar. Porém, é preciso haver união. Espero que a população também esteja junto conosco nessa tarefa\".
Elieser Rabello,
presidente da Amunes

Fonte: A Tribuna

Compartilhar Conteúdo