Amunes assinará parceria com Dnit para qualificação de professores

O programa promoverá a qualificação gratuita de servidores da educação dos municípios próximos às rodovias sob jurisdição do Departamento.

| Assessoria de Comunicação

A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinarão nas próximas semanas a adesão ao Programa Nacional de Educação para o Trânsito, o Conexão DNIT. O programa promoverá a qualificação gratuita de servidores da educação dos municípios próximos às rodovias sob jurisdição do Departamento.

A apresentação foi feita pelo Romeu Scheibe Neto, superintendente do Dnit e Debora Marcia Peres, analista em Infraestrutura de Transportes, do Departamento e, representando a Amunes, o presidente e prefeito de Viana, Gilson Daniel; o diretor e prefeito de Santa Leopoldina, Valdemar Coutinho (Vavá) e a secretária executiva, Emanuela Pedroso.

Com a parceria, serão oferecidos cursos aos professores com carga horária de 80h, sobre educação no trânsito para elaboração de planos de aula que abordem a temática do trânsito de forma transversal. “Essa é uma temática que precisa de atenção. A população precisa conhecer o transito e a escola é um lugar muito propício, já que os alunos estão em fase de aprendizagem e absorvem bem as informações que são trabalhadas. E a escola também consegue passar de forma lúdica e transversal o transito”, afirma o presidente da Amunes e prefeito de Viana, Gilson Daniel.

O programa conta com mecanismos de monitoramento e controle informatizados, contemplando plataforma educacional e aplicativo direcionado aos professores e gestores das escolas participantes, ferramentas de avaliação, e mecanismos de estímulo à sustentabilidade dos materiais produzidos através de premiação de escolas, e concursos de atividades.

Entre os temas a serem abordados em sala está o impacto que o sistema viário traz para a região e cidade, que envolve acidentes, mortes, pessoas com sequelas permanentes e todo um custo social para os municípios, estados e para o Brasil. “Nós precisamos da parceria com os gestores públicos para poder disseminar o programa, no Espírito Santo, nesse ambiente escolar tão rico para podermos trabalhar a educação no trânsito, e nesse contexto nós contamos com a Amunes para que a gente consiga atingir esse objetivo no maior número de professores, profissionalizá-los para que, em sala de aula, abordem o tema. A gente precisa dialogar com as crianças, turma que vai transformar esse cenário”, adianta o  superintendente estadual do Dnit, Romeu Scheibe Neto.

O Conexão Dnit é fruto do Projeto Escola, iniciado em 2007. Nos últimos dois anos desenvolveu diversas atividades em 10 Estados e mais o Distrito Federal e envolveu cerca de 500 professores de mais de 80 escolas. Em 2020, estima-se a participação de 1.000 escolas, com a capacitação de 5.000 professores e cerca de 300.000 alunos. O Programa é desenvolvido pelo LabTrans/UFSC.

Compartilhar Conteúdo