Serviço de Inspeção de Atílio Vivacqua incentiva agroindústrias de produtos de origem

| Assessoria de Comunicação

O setor agroindustrial de Atílio Vivácqua conta, hoje, com importante ferramenta de apoio da prefeitura. É o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que está em atividade há três anos e, desde então, vem atuando na fiscalização industrial e sanitária de estabelecimentos que produzem e comercializam produtos de origem animal. 

Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o órgão tem como objetivo apoiar a implantação de agroindústrias familiares, a regularização e a legalização de fábricas e agroindústrias de produtos de origem animal.

Também tem como finalidade, dentre outras ações, implantar boas práticas de fabricação em agroindústrias; apoiar a comercialização em feiras, eventos e mercados; promover capacitação dos agricultores, comerciantes e técnicos, promover educação sanitária e cursos de boas práticas de fabricação; e, ainda, realizar dias de campo.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo Nunes, ressalta que os produtos registrados dão aos consumidores maior confiança em consumi-los, pois o processo de regularização assegura que esses produtos sejam processados de acordo com os regulamentos técnicos de identidade e qualidade de cada um.

“Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida”, destaca.

Estabelecimentos regularizados e em fase de registro

Atualmente, Atílio Vivácqua possui uma agroindústria de laticínios em fase de registro e dois estabelecimentos registrados no SIM: a Granja Avícola “Oriente” e a Fábrica de Produtos Cárneos “Frigofama”.

A regularização junto ao órgão possibilita a ambos os estabelecimentos o acesso a políticas públicas desenvolvidas pelo município, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a Compra Direta de Alimentos (CDA) e a Feira Livre Municipal, além da participação na Cooperativa da Agricultura Familiar de Atílio Vivácqua (CAF).

Compartilhar Conteúdo