Vacinação contra a gripe: confira as informações do seu município

| Assessoria de Comunicação

Por orientação do Ministério da Saúde, os municípios adiantaram a vaciação contra a gripe. Confira as informações da sua cidade:

ATÍLIO VIVACQUA

Começou nesta segunda-feira (23) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os idosos (pessoas com mais de 60 anos) não precisarão sair de suas casas para receber a dose, pois a Secretaria Municipal de Saúde irá às residências para vaciná-los. O objetivo é evitar aglomerações de pessoas, como forma de combate à propagação do novo coronavírus no município, que, até o momento, não confirmou nenhum caso confirmado ou suspeito do Covid-19.
 

ANCHIETA

Com objetivo de evitar aglomerações e filas nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), a Secretaria de Saúde de Anchieta resolveu mudar o esquema de vacinação dos idosos da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. As equipes de imunização irão até a casa dos idosos para vaciná-los contra influenza, seguindo o cronograma da campanha. Até 15 de abril somente serão vacinados os profissionais de saúde e idosos. Além das unidades da sede, as do interior também irão adotar o mesmo esquema. Dúvidas podem ser sanadas por telefone ou com o agente comunitário de saúde. A orientação é que idosos permaneçam em casa para evitar a contaminação contra o  novo coronavírus (Covid-19).
Confira os contatos das unidades:
ESF CENTRO I
Informações: 3536-1002 / 3536-0925
ESF CENTRO II
Informações: 3536-2917
ESF CENTRO III
Informações: (28) 3536 2686
ESF MÃE-BÁ e UBU
Informações: (28) 3536-5411
ESF RECANTO DO SOL
Informações: (28) 3536-5411
ESF BAIXO PONGAL
ESF ALTO PONGAL
Informações: (28) 3536-6195
ESF DE IRIRI
Informações: (28) 3534-1818 ou 3534-1256
ESF JABAQUARA
Informações: (28) 3536-7036 ou 3536-7047

VILA VELHA

A vacinação começou nesta segunda-feira (23), das 8h às 16h, a qual se estende até 22 de maio. Serão colocados à disposição do público-alvo vários pontos alternativos de vacinação como escolas, tendas em praças públicas, quadra esportivas. centros comunitários, Santuário de Vila Velha, Ginásio Tartarugão e Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas). Neste momento de enfrentamento e contenção da pandemia coronavírus (Covid-19) não haverá vacinação contra a gripe influenza nas unidades de saúde do município, exatamente para evitar a formação de filas e aglomeração de usuários possibilitando a disseminação do coronavírus.

GUAÇUÍ

Campanha de Vacinação contra gripe (H1N1) começou nesta segunda-feira (23) e as doses estarão disponíveis nas unidades de saúde espalhadas pelo município. Em primeiro lugar, a Semus alerta que a pessoa com sintomas respiratórios não devem ir aos locais de vacinação, neste momento. Deve ficar em casa e respeitar o prazo de isolamento domiciliar, de 14 dias, e os idosos acamados terão atendimento domiciliar. “Quem tiver idosos acamados, não deve se preocupar, porque esta primeira fase vai até 15 de abril e iremos atender a todos, porque há vacina para todos”, destaca o secretário municipal de Saúde interino, Werton dos Santos Cardoso.
E falando sobre a questão de uma vacinação domiciliar em massa dos idosos, o secretário também destaca uma situação que foi levada em consideração, quando foram traçadas as estratégias. Segundo ele, na vacinação de todos os idosos em casa, além de ser mais demorada, também precisa ser considerado que esses profissionais de saúde que irão até as casas, por mais cuidados que sejam tomados, podem se tornar um fator que pode influir no isolamento domiciliar das famílias. “Preferimos que as pessoas se encaminhem às unidades, tomando os cuidados solicitados, mas se houver qualquer mudança de quadro no município, podemos mudar a estratégia”, conclui o secretário.
 

VENDA NOVA DO IMIGRANTE

A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada em 2020 e já começou na segunda-feira (23). O público-alvo neste momento são idosos e profissionais da saúde. Para evitar aglomerações, os pontos de imunização serão locais abertos.
Quatro postos de vacinação serão montados em Venda Nova: no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, na Escola Atílio Pizzol, na Escola de Alto Caxixe e na Escola de Vargem Grande. Esses ambientes foram escolhidos por serem abertos, evitando concentração de pessoas e prevenindo possíveis contágios pelo coronavírus.
A sala de vacina do bairro Minete será a única a permanecer aberta durante a campanha. As demais foram transferidas para os ambientes citados anteriormente e vão aplicar apenas as doses contra a gripe e nos públicos-alvo determinados. Na unidade Minete, gestantes e crianças poderão receber as vacinas regulares do calendário nacional de imunização. É muito importante levar seu cartão de vacinação e o cartão do SUS.
 

CARIACICA

Devido à situação epidemiológica mundial de enfrentamento a Covid-19, causada pelo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) elaborou uma estratégia para evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde. Para facilitar o acesso ao público alvo da campanha, o município  criou três grandes pontos de vacinação exclusivamente contra a influenza. São eles: Escola Zaira Manhães de Andrade. Rua 15, s/n, em Nova Rosa da Penha 1; Escola EMEF São Jorge. Rua Principal, s/nº, em Rio Marinho. Escola EMEF Stélida Dias. Rua Bolivar de Abreu, nº 01, em Campo Grande. Estas unidades citadas funcionarão de 08 às 15h, de segunda-feira a sexta-feira.
Vale destacar que as Unidades Básicas de Saúde de Morada de Santa Fé, Jardim América e Nova Rosa da Penha 2 estarão atendendo exclusivamente a rotina do calendário básico de vacinação que contempla as demais vacinas, sempre no horário de 08 às 15h, de segunda a sexta-feira.
Já no Pronto Atendimento de Bela Vista, estarão disponíveis vacinas contra a influenza, além da vacinação antirrábica.

BAIXO GUANDÚ

Prevista inicialmente para abril, a vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde em função da pandemia de coronavírus. O objetivo da antecipação é facilitar o trabalho dos profissionais de saúde no diagnóstico de pacientes que chegam às unidades de Saúde com suspeita de coronavírus. No SESP a vacinação acontecerá de 8 às 15 horas diariamente; nos postos de Saúde, incluindo o interior, somente às segundas, quarta e sextas-feiras, das 8 às 13 horas.
A Secretaria Municipal de Saúde garante que há vacina suficiente para todos, não havendo necessidade de atropelos que podem causar aglomerações desnecessárias.
 

ECOPORANGA

Em Ecoporanga os idosos poderão se vacinar de 23 de março até 22 de maio. A primeira fase da vacinação contra a Influenza (gripe), será realizada nas unidades de saúde ESF Benedita Monteiro, ESF Divino Espírito Santo e ESF Vila Nova, de 8hs às 12hs e de 13hs às 15hs, de segunda a sexta-feira. O Setor de Imunização informa ainda, que, não serão realizadas vacinas contra Influenza (gripe) na sala de vacinação, que fica anexo à sede da Secretaria Municipal de Saúde, no intuito de evitar grandes aglomerações de pessoas em um espaço pequeno. Ressaltamos que nas unidades de saúde que terá a vacinação, será realizado nos pátios e estacionamentos, para diminuir os riscos das aglomerações, respeitando as orientações do Ministério da Saúde de prevenção a pandemia do Coronavírus (Covid-19).
 

BOM JESUS DO NORTE

Em Bom Jesus do Norte a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a Campanha de vacinação contra gripe. Nesta primeira fase o público alvo são os idosos com idade a partir de 60 anos e profissionais da saúde. Devido ao problema relacionado ao Coronoravirus, a Secretaria montou um planejamento de imunização com deslocamento das equipes até as residências dos idosos, evitando que os mesmos se desloquem até a unidade de saúde, evitando assim a aglomeração, fator de risco para a transmissão do vírus. Todos os idosos cadastrados no município estão recebendo a visita das equipes e sendo vacinados.

PRESIDENTE KENNEDY

A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na segunda-feira(23) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A campanha deve durar dois meses e será encerrada no dia 22 de maio. O “DIA D” contra a influenza será no dia 09 de Maio, dia de mobilização nacional. O objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários a fim de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo.

Confira o cronograma das unidades básicas de saúde para a primeira fase de vacinação:

LOCALIDADE

DIA

HORÁRIO

 

MAROBÁ

24/03/2020

08:00HS ÀS 11:00HS

STª EDUARDO

24/03/2020

08:00HS ÀS 12:00HS

BOA ESPERANÇA

25/032020

08:00HS ÀS 13:00HS

SÃO SALVADOR

25/03/2020

08:00HS ÀS 13:00HS

CANCELA

26/03/2020

08:00HS ÀS 13:00HS

JAQUEIRA (SILVERLY)

26/03/2020

08:00HS ÀS 15:00HS

GROMOGOL

27/03/2020

08:00HS ÀS 14:00HS

MINEIRINHO

27/03/2020

08:00HS ÀS 13:00HS

CAMPO NOVO

30/03/2020

12:00HS ÀS 15:00HS

STª LUCIA

31/03/2020

08:00HS ÀS 14:00HS

SÃO PAULO

31/03/2020

08:00HS ÀS 13:00HS

STª LUCIA

01/04/2020

08:00HS ÀS 14:00HS

JAQUEIRA (ARIZETE)

01/04/2020

08:00HS ÀS 15:00HS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VARGEM ALTA

Segundo informações da Coordenação Municipal de Imunização, a população de Vargem Alta pode receber a vacina a partir desta segunda-feira (23), o que segue até o dia 22 de maio na Sala de Vacina localizada na Unidade de Saúde Jerônimo Ribeiro, na Sede. Nas localidades do interior do município, as imunizações serão realizadas pelas equipes itinerantes. 
 

VITÓRIA

Em Vitória, a população poderá marcar a data e o horário da vacina nas unidades de saúde por meio do agendamento on-line, disponível por meio do site da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. O agendamento estará liberado a partir do dia 20. Para marcar a imunização, basta clicar na categoria "saúde" e depois selecionar o serviço "vacina gripe", cujo ícone ainda será disponibilizado. 

SOORETAMA

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. 

SANTA LEOPOLDINA

Secretaria Municipal de Saúde divulga cronograma de vacinação contra a gripe na Sede. Para idosos acamados e restritos ao lar (domiciliados) o atendimento será casa a casa. No interior a imunização também será casa a casa.
Veja o horário e os locais de vacinação
Horário: de 8 às 11h30
Terça-feira (24/03)
Centro dos Idosos, Rua Cabo Milton, atrás do ginásio de Esportes
Quarta (25/03)
Apae, Rua Reginaldo Terra, no Bairro Olaria.
Quinta (26/03) 
Área da Feira da Agricultura Familiar (ao lado posto de gasolina), na Av. Prefeito Hélio Rocha.
Sexta (27/03)
Em frente a unidade do PSF da Sede, na Rua Costa Pereira (Rua de Cima, na antiga Ação Social.

Compartilhar Conteúdo