Coronavírus: Governador anuncia medidas para diferentes setores em videoconferência com prefeitos

| Assessoria de Comunicação

O Governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou na tarde desta sexta-feira (27), novas medidas que serão adotadas para o enfrentamento ao coronavírus no Espírito Santo, medidas essas que visam atingir de forma positiva a saúde, a assistência social e a economia, para redução das desigualdades. 

“Este é o momento de nos unirmos e pensarmos juntos. Por isso, precisamos respeitar o isolamento social, para entendermos melhor o comportamento do coronavírus aqui no nosso Estado e para tomarmos as melhores decisões neste combate, cuidando da saúde de todos e compreendendo o papel de cada um”.

Foram anunciados novos investimentos na Saúde, com a ampliação da quantidade de leitos hospitalares, testes e materiais de segurança para os profissionais e os pacientes, assim como a liberação da segunda parcela do cofinanciamento Fundo a Fundo (Fundo Estadual da Assistência Social para os Fundos Municipais da Assistência Social), no valor de R$ 16.895.959,00, para que as equipes dos municípios possam atender famílias carentes, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas em situação de rua com kits higiene, kits natalidade, kits limpeza e outros. Neste mesmo sentido, também serão destinadas cestas básicas aos 47 mil alunos da Rede Pública Estadual em situação de pobreza e extrema pobreza cadastrados no Programa Bolsa Família. Casagrande anunciou também a liberação de 30% do Fundo Cidades para custeio, em atividades no combate ao coronavírus nas áreas de Assistência Social e Saúde. Medidas estas que foram solicitadas pela diretoria da Associação dos Municípios (Amunes).

O Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, complementou. “De fato, as medidas tomadas pelo governo do estado tem o objetivo de salvar vidas e impedir uma crise econômica ainda maior. É preciso que a sociedade tenha consciência do que está acontecendo. Já providenciamos o pedido de novos materiais para nossos profissionais, como máscaras, álcool em gel e luvas e já devem chegar na primeira quinzena de abril”, explicou.

O presidente da Confederação dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, também anunciou conquistas para os municípios, como o FPM que será distribuído para os governos dos estados e para as cidades, sendo dois milhões de reais durante quatro meses. Além disso, as famílias que estavam na fila de espera do Bolsa Família também terão seus recursos liberados.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, também afirmou que tem mantido diálogo constante com o governo federal para a definição de estímulos econômicos no país e no estado, como a prorrogação de prazos.

Ao final, os prefeitos tiveram a oportunidade de pontuar as necessidades de cada município e assim, junto do governo do Estado, traçar as melhores estratégias para este momento de pandemia.

Também participaram da reunião a vice-governadora, Jaqueline Moraes; Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro; Superintendente do Sebrae no Espírito Santo, Pedro Rigo e os prefeitos capixabas.

Compartilhar Conteúdo