Prefeitura de Alfredo Chaves também realiza combate à dengue no município

| Assessoria de Comunicação

Em tempos em que as atenções estão devidamente voltadas à prevenção do novo coronavírus, é importante que a população não se esqueça que a dengue continua fazendo vítimas em todo Espírito Santo.

Em Alfredo Chaves, por exemplo, conforme informações da Vigilância Epidemiológica Municipal, as notificações de dengue têm aumentado gradativamente neste ano de 2020, o que significa descuido da população quanto aos cuidados com a água parada que todos já sabem.

Como forma combate ao mosquito que também transmite a chikungunya e a zica,  os agentes de epidemias intensificaram esta semana as visitas em campo, fazendo um “pente fino”, nos bairros da sede, especialmente naqueles com mais notificações. Durante a ação a equipe faz vistorias em terrenos baldios, lotes, pontos de coleta de lixo e ainda fazem abordagem nos domicílios pedindo a colaboração da população no cambate a dengue, ressaltando a importância de cuidar dos quintais. 

O mosquito Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água. 

Para denunciar água parada ou outra situação que possa favorecer a proliferação do mosquito, o cidadão poderá ligar anonimamente para o telefone (27) 3269-2723, que uma equipe fará a averiguação em loco.   

NÚMEROS PREOCUPANTES: De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), até o último dia 25 de março, foram notificados no Estado 21.609 casos suspeitos de dengue. Esse número representa 69,26% do número de casos notificados no mesmo período em 2019, que foi de 14.968.


Medidas simples para evitar a proliferação do mosquito:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas.

 

Compartilhar Conteúdo