Viana intensifica ações em combate ao mosquito Aedes Aegypti com carro fumacê

| Assessoria de Comunicação

As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya, terão o reforço do carro fumacê em Viana. É que a partir desta quinta-feira (07), diversos bairros receberão o serviço. Neste primeiro momento, os bairros que serão atendidos serão: Canaã, Universal, Ipanema, Parque do Flamengo, Ribeira, Viana Sede, Santa Terezinha, Santo Agostinho, Nova Viana, Nova Bethânia, Eldorado, Marcílio de Noronha e Vila Bethânia. Nesta quinta (07), o carro fumacê já começa a operar pelos bairros Canaã e Universal, a partir das 17h às 21 horas.  

De acordo com o prefeito Gilson Daniel, o carro fumacê vai atender todas as comunidades de Viana nos próximos dias. "Vivemos em um momento difícil por conta da pandemia, e diante disso, vamos trabalhar em diversas frentes de trabalho, para levar o melhor sempre para a população. Uma delas é no combate ao mosquito que transmite a dengue, zika e Chikungunya, e que deve ser realizado de forma integrada com a população. O trabalho de prevenção é fundamental. Vamos intensificar as ações para que não haja proliferação do mosquito. É preciso que o morador faça sua parte também, realizando a limpeza regular do seu terreno, não deixando água da chuva acumulada, entre outras ações”, destaca.

A secretária de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, ressalta que o carro fumacê vai seguir um cronograma de atuação nas regiões de Viana e que será de segunda a sexta-feira, em dois períodos de operação: pela manhã, das 04h30 às 08h30 e à noite, das 17h às 21h, mas que poderá ser alterado em caso de chuvas, que interfere na eficácia das ações. Ainda de acordo com a secretária de Saúde, são cinco ciclos previstos. O período programado é de 07 de maio a 08 de junho de 2020. 

Durante o procedimento, alguns cuidados devem ser mantidos, como não deixar alimentos expostos durante a pulverização; manter gaiolas de pássaros cobertas durante e após uma hora da aplicação; trocar a água de pássaros, cães e gatos após o procedimento; e resguardar crianças e idosos durante a passagem do fumacê. 

Fique ligado em outras dicas:

- Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
- Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

 

*Texto da Prefeitura de Viana.

 

 

 

 

Compartilhar Conteúdo