Prefeitos capixabas se reúnem em webconferência para alinhamento de diferentes demandas

| Assessoria de Comunicação

Na tarde desta segunda-feira (01), os prefeitos e prefeitas capixabas participaram de uma webconferência para alinhamento de ações. O presidente da Amunes, Gilson Daniel Batista, iniciou o encontro informando que seriam debatidas pautas da saúde, educação e segurança pública.

O Secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Alexandre Ramalho, reforçou que está junto das administrações municipais. “Estamos trabalhando com um desafio muito grande e novo no mundo. Estamos à disposição para ajudar e buscar aproximação com os municípios, para que tudo ocorra da melhor forma possível”.

Os prefeitos tiveram a oportunidade de fala e questionamentos, e pediram ajuda com um efetivo maior de policiais militares nas barreiras sanitárias. Coronel Ramalho ouviu todos e afirmou que levantará todas as medidas, para manter diálogo com os municípios.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – ES (OAB), José Carlos Rizk Filho também foi convidado para falar sobre a integração das comarcas, decisão do Tribunal de Justiça do ES que é desfavorável aos municípios. “A Ordem é contra e vai lutar até o final para que essa decisão seja alterada. Tirar o fórum de uma cidade, é tirar a cidadania da população”, explicou ele.

O Deputado Federal, Evair Vieira de Melo, também esteve presente na reunião e também se mostrou contra a unificação das comarcas no Espírito Santo. Para ele, este é um grande erro. “Acredito que possamos dialogar com o Tribunal de Justiça, para mudar essa decisão. O trabalho das comarcas nos municípios vai muito além de despesas, é um direito do cidadão e temos que agir politicamente contra isso”, contou.

Quanto aos auxílios econômicos recebidos pelos municípios, Evair de Melo afirmou que recorrerá a um novo recurso, pois a incerteza deste cenário deixa e economia municipal muito instável, já que é sabido que a queda na receita irá acontecer, mesmo que em momentos diferentes em cada cidade.

Desta forma, para finalizar a reunião, o presidente da Amunes informou que o benefício do Fundo Cidades já está a caminho para os 77 municípios que serão beneficiados e que, quando ao Funcop, os prefeitos devem buscar informação sobre o auxílio.

 

 

Compartilhar Conteúdo