Governo do Estado apresenta novo Mapa de Risco aos prefeitos

| Assessoria de Comunicação

Na manhã desta sexta-feira (05), os prefeitos capixabas se reuniram com o Governo do Estado, via webconferência, para apresentação dos dados do novo Mapa de Risco do Espírito Santo, que teve mudanças significativas na última semana, levando em conta os índices de avaliação previstos no Plano.

O número de cidades com “alto risco” subiu para 36. “No último mapa de risco, ainda estávamos com 80% dos leitos ocupados e mesmo que ainda a incidência esteja controlada, estamos caminhando para uma fase crítica. Teremos mais essa semana para tentar reduzir esse numero e, caso não seja possível, tomaremos medidas mais drásticas. Por isso, contamos com a contribuição de todos, no reforço do isolamento social”, explicou o Governador do Estado, Renato Casagrande, que foi quem iniciou a reunião.

Na sequência, o Coronel Cerqueira, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, fez a apresentação do Mapa de Risco. “É importante reforçarmos os princípios básicos do nosso planejamento. Que são: salvar vidas; parametrização do risco, pois cada município tem sua particularidade; monitoramento constante e transparência nas informações. No mapa desta semana, temos 43 municípios com risco moderado e 36 com risco alto, e se continuarmos nesse ritmo, a tendência é que o risco alto chega a mais lugares”, explicou.

Drª Luciana Andrade, Procuradora-Geral da Justiça, também participou da reunião e reforçou que o momento é de preservação da vida. “Estou aqui com os senhores para aumentar o nosso diálogo. Neste momento tão delicado, precisamos trabalhar juntos. O direito, é o direito da vida. Não o direito de ir e vir. O Ministério Público está trabalhando no pacto da vida. Contem comigo e com o Ministério Público, para que possamos passar por esta pandemia”.

No final dos pronunciamentos, o presidente da Amunes, Gilson Daniel Batista, aproveitou o momento para colocar em pauta alguns questionamentos dos prefeitos sobre a atualização do Mapa e o momento de pandemia. “Sugiro que façamos um reforço da comunicação do isolamento social, para que os serviços e que, a população também entenda a importância”, falou. Gilson  Daniel também perguntou sobre os testes e o funcionamento de hotéis e pousadas.

Confira abaixo a lista dos municípios e o comparativo com o último mapa:

RISCO ALTO (36 MUNICÍPIOS): Boa Esperança, Cariacica, Fundão, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Entraram: Afonso Claudio, Agua Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Castelo, Colatina, Ecoporanga, Guaçui, Guarapari, Ibiraçu, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, São Roque do Canaã.

RISCO MODERADO (42 MUNICÍPIOS) entraram: Brejetuba, Montanha, Pedro Canário, Conceição da Barra, Vila Pavão, Irupi, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Governador Lindenberg, Rio Bananal, Sooretama.

RISCO BAIXO (0 MUNICÍPIO)

COMO ESTAVA

MAPA ATUAL

RISCO ALTO

12

36

RISCO MODERADO

52

42

RISCO BAIXO

14

0

Compartilhar Conteúdo