Idosos isolados em hotel e curados da Covid-19 comemoram recuperação e retornam aos abrigos na Serra

| Assessoria de Comunicação

“Quando testei positivo para a Covid-19, fiquei assustada. A prefeitura me levou para o isolamento no hotel e consegui me recuperar, graças a Deus. Eu nunca perdi as esperanças”. Essas são as palavras de Dalva Pereira Luceno, de 80 anos, após superar o novo coronavírus durante período de isolamento em hospedagem solidária oferecida pela Prefeitura da Serra.

Dalva testou positivo para a doença durante as ações de prevenção da prefeitura nos asilos do município, onde mais de 250 idosos foram avaliados por testes. Ela está entre os três idosos que estavam em isolamento social oferecido pela Prefeitura da Serra, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, e que se recuperaram da covid-19 e já estão de volta aos abrigos do município. 

Após o período de isolamento, que durou cerca de 20 dias, os três idosos realizaram uma série de exames e, após a confirmação de que estavam livres da doença, passaram por um processo de reintegração social. Novos testes foram realizados, confirmando que não estavam mais infectados pelo novo coronavírus, e os moradores foram liberados, retornando para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's) do município.

“Passei 20 dias no hotel e fui muito bem tratada pelos profissionais. Eles conversavam comigo e me davam todo o carinho. Eu tomava café, enquanto pegava sol na varanda, e observava o mar. Eu pude me sentir muito bem acolhida", disse Dalva.

Atualmente, apenas uma idosa segue em isolamento no hotel. O município está avaliando outras dez solicitações de idosos para serem integrados ao espaço. As solicitações para viabilizar a transferência estão sendo avaliadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Serviço Especializado de Atendimento em Domicílio à Pessoa Idosa (Sead). 

O acolhimento faz parte da hospedagem solidária, oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que atende pessoas com 60 anos ou mais, ou com algum tipo de deficiência, que se encontram em vulnerabilidade domiciliar e que testaram positivo para o novo coronavírus.

A Serra é o primeiro município do Espírito Santo a utilizar essa nova modalidade. Cerca de 300 pessoas poderão ser beneficiadas com o serviço ao longo dos próximos seis meses. Estão disponibilizadas 30 vagas para o isolamento social no hotel, com a possibilidade de o serviço ser ampliado.

Cada morador selecionado passará por uma série de exames e, caso seja confirmada a contaminação pela Covid-19, será isolado por 14 dias no hotel. Após esse período, será feita uma reintegração social e novos testes serão realizados. Caso esteja livre da doença, o morador será liberado.

"Nós estamos recebendo idosos com Covid-19 que se encontram em vulnerabilidade social e domiciliar. Dos quatro que estavam em isolamento no hotel, três já foram liberados. Cuidamos deles com todo o carinho e é uma alegria que tenham se recuperado. Nossa equipe é composta por ótimos profissionais. Os idosos ficaram em isolamento social no hotel durante 14 dias e, após a confirmação de que não estavam mais com a doença, foram liberados", destaca Elcimara Loureiro, secretária adjunta de Assistência Social.

A porta de entrada para essa nova modalidade de acolhimento, prioritariamente, são as ILPI's (Instituições de Longa Permanência para Idosos) do município, e idosos que são acompanhados pelo SEAD (Serviço Especializado de Atendimento em Domicílio à Pessoa Idosa).

As famílias em situação de vulnerabilidade social também podem acionar os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e uma equipe irá visitar a família e avaliar a possibilidade do isolamento social no hotel. O contato pode ser feito pelos Creas de Parque Residencial Laranjeiras e Serra-Sede (27 3328-6717 ou serra.creas@gmail.com - Laranjeiras e 27 3291-5521 ou serra.creas2@gmail.com - Serra-Sede).

A equipe de profissionais que atua no hotel é composta por médico, cuidador, psicólogo, assistente social e técnico em enfermagem.

 

*Texto da Prefeitura de Serra.

 

Compartilhar Conteúdo