Gestores municipais se reúnem com secretário de saúde para tratar de inquérito sorológico na comunidade escolar

Tanto o censo quanto o inquérito sorológico, serão aplicados os testes sorológicos pelo método de quimioluminescência a serem realizados e processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fio

| Assessoria de Comunicação

Na manhã desta terça-feira (22), a Amunes realizou um encontro entre gestores municipais e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes e sua equipe técnica. Em pauta, o apoio dos municípios à operacionalização do inquérito sorológico e Censo na Comunidade Escolar que serão realizados pelo Governo do Estado nas próximas semanas.

De acordo com o secretário Nésio Fernandes, o Censo e o inquérito na comunidade escolar subsidiará melhor o retorno às aulas. “O Estado poderá ser o primeiro a fazer o censo e contamos com o apoio dos municípios na coleta nos municípios até o envio ao Lacen, que é onde serão analisadas as amostras”, disse.

Para o censo sorológico serão convidados todos os trabalhadores da Rede Estadual de Educação para trazer um mapeamento de 100% dos profissionais. Já no inquérito sorológico, serão selecionados 13 municípios capixabas que trazem a representação da população e que possuem 760 escolas, entre as redes estaduais, municipais e privada, e que farão parte da população a ser amostrada, sendo eles: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Para o inquérito sorológico, a princípio, serão trabalhadas duas etapas. A primeira, ainda antes do retorno das aulas presenciais. A segunda etapa vai acontecer após o retorno das atividades presenciais nas escolas. O objetivo é estimar o percentual de trabalhadores e estudantes das Redes de Educação infectados pela Covid-19. Todos os profissionais de educação das escolas selecionadas serão convidados a participar da coleta, assim como os aproximadamente 5 mil estudantes que serão sorteados, a cada etapa.

Tanto o censo quanto o inquérito sorológico, serão aplicados os testes sorológicos pelo método de quimioluminescência a serem realizados e processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o presidente da Amunes, Gilson Daniel, novas reuniões serão organizadas para definir como será conduzido o processo nos municípios. “Em um próximo momento nos reuniremos com os secretários de saúde para dar seguimento a esta demanda. Sabemos que a realidade é diferente em cada município e por isso é importante que planejar os próximos passos também com a equipe técnica da saúde”, concluiu.

Texto: Comunicação Amunes com informações Sesa

Compartilhar Conteúdo