Governador apresenta agendas para 2021 na abertura do Seminário Novos Gestores

A primeira delas é a gestão da pandemia, com a criação das salas de situação no município e o fortalecimento da Atenção Primária.

| Assessoria de Comunicação

O govenador Renato Casagrande, durante a abertura oficial do Seminário Novos Gestores, na noite desta segunda (21), destacou agendas que estão pautadas para todos os gestores públicos em 2021. A primeira delas é a gestão da pandemia, com a criação das salas de situação no município e o fortalecimento da Atenção Primária. Outras agendas colocadas foram a do combate às fakenews, à desigualdade e a volta às aulas.

“Vocês, novos prefeitos, não serão surpreendidos pela pandemia como nós fomos. Ela já está aí. E cuidar da pandemia é cuidar de várias frentes. É preciso garantir o atendimento na Atenção Primária, na unidade de saúde. Também há uma fábrica de fakenews e vocês terão de conviver com ela. Por isso, será necessário o diálogo constante com a sociedade, para fazer a defesa da verdade. Outro ponto de atenção é que temos que criar uma rede de proteção aos mais vulneráveis, mesmo que a economia cresça. E, ainda, recuperar o ano de Educação que perdemos, minimizar a evasão escolar e retornar às aulas presenciais”, enumerou.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel, lembrou que a entidade está com 48 anos e se consolidou como uma referência para os municípios. Ele lembrou das diversas conquistas alcançadas nessa gestão e agradeceu a parceria do Governo do Estado e da Confederação Nacional dos Municípios (CMN). “Fizemos diversas ações orientando os prefeitos, oferecendo suporte técnico, fortalecendo a comunicação municipalista com o lançamento da nossa revista e do Prêmio de Boas Práticas Gerson Camata. Também tivemos a oportunidade de realizar o Congresso Gestão das Cidades e intensificar a Escola de Governo para capacitar técnicos na gestão pública. Nacionalmente, conseguimos o retorno de mais R$ 17 bilhões dos royalties para os municípios com a atuação da CNM e está em votação o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios para setembro de 2021”, elencou.

O presidente da CMN, Glademir Aroldi, enviou uma mensagem em vídeo e chamou a atenção para os desafios dos prefeitos na Saúde, Educação e economia diante do momento histórico de pandemia. Já a secretária de Estado de Gestão e de Recursos Humanos, Lenise Loureiro, afirmou que a secretaria está com as portas abertas para os secretários e perfeitos e que 2020 foi um ano para nos reinventarmos para o realizar um planejamento estratégico com destaque na tecnologia.

Também parceiros do evento, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) foi representada pela sua presidente, Cristhine Samorini, que informou da previsão de crescimento de 4% no PIB industrial e de R$ 6 bilhões em investimento pela indústria no estado. Já o superintendente do Sebrae ES, Pedro Rigo, anunciou que o programa Cidade Empreendedora será subsidiado pela entidade em até 70%, para municípios e que o Governo do Estado também se comprometeu a subsidiar o restante. 

O Seminário Novos Gestores é uma realização da Amunes em parceria com o Sebrae, Findes, CMN, Sistema OCB/ES e Governo do Estado, por meio da Cesan, Bandes, Aderes, Banestes. Acontece nos dias 21 e 22 de dezembro, com 300 participantes entre prefeitos, gestores e corpo técnico da gestão pública. O Seminário é composto de palestras técnicas que visam capacitar os gestores para iniciar o novo mandato. O evento pode ser acompanhado pelo site da Amunes: https://www.amunes.org.br/ ou pelas mídias sociais da Associação no Facebook e no Instagram: @amunes

Texto: Comunicação Amunes

Atualizada às 23h16

Compartilhar Conteúdo