Amunes encerra primeiro dia do Seminário Novos Gestores

A avaliação do presidente da Amunes, o prefeito de Viana, Gilson Daniel, é muito positiva.

| Assessoria de Comunicação

A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) encerram o primeiro dia do Seminário Novos Gestores, realizado no Centro de Convenções de Vitória, e a avaliação do presidente da Amunes, o prefeito de Viana, Gilson Daniel, é muito positiva. O evento segue nesta terça (22), com diversas palestras. 

"Tivemos a participação de muitos prefeitos, novos e reeleitos, o que demostra que o evento está sendo um sucesso", afirma Gilson Daniel. O prefeito pondera ainda que todas as medidas de segurança sanitária foram tomadas, como disponilização de alcool em gel, distanciamento social (com limite de participantes) e uso obrigatório de máscaras.

Logo de manhã, os novos gestores participaram de uma palestra que tratou do tema empreendedorismo, conduzida pelo superintendente do Sebrae, Pedro Rigo. Ele apresentou o programa Cidade Empreendedora e, na sequência, o ex-prefeito de Maringá, no Paraná, Sílvio Magalhães, trouxe as experiências de sucesso das ações empreendedoras desenvolvidas na cidade durante sua gestão.

Em seguida, foi a vez do diretor-presidente da Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan), Carlos Aurélio Linhalis, falar sobre o Marco Regulatório do Saneamento. “Os municípios precisam se debruçar sobre o Marco Regulatório do Saneamento e entender as suas responsabilidades dentro da nova legislação. O Marco muda a relação do concessor com a cidade que tem a concessão dos serviços e aumenta o leque de responsabilidades. Mas estamos muito bem estruturados operacionalmente na Cesan, pois criamos uma ambiência e renovamos quase que a totalidade dos contratos de programa com os municípios”, disse o diretor.

Com a segunda onda da pandemia em ascensão no Estado e com capacidade de alcançar novamente os municípios do interior, uma das palestra mais aguardadas na tarde desta segunda (21) foi a do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. “Os prefeitos devem criar os centros de acompanhamento, com profissionais da área, e utilizar o Mapa de Risco como critério para tomadas de decisão. E os gestores da equipe devem cuidar para que o seu município esteja sempre atualizado, pois a cidade pode mudar o grau de risco por não ter sido alimentado corretamente”, destacou.

O secretário afirmou ainda que, depois dos óbitos, a segunda maior pressão da pandemia foi a necessidade de fechar as escolas. “Nós reconhecemos que, com protocolos bem definidos, maduros, é possível retomar as atividades das escolas, tanto da Educação Fundamental, Educação Infantil, o Ensino Médio e nível superior, de acordo com o grau de risco de cada município com os protocolos. Vamos construir, junto com os prefeitos, como, ao longo de 2021, retomar as atividades presenciais”, afirmou.

E, na abertura oficial do evento, o governador Renato Casagrande destacou agendas que estão pautadas para todos os gestores públicos em 2021. A primeira delas é a gestão da pandemia, com a criação das salas de situação no município e o fortalecimento da Atenção Primária. Outras agendas colocadas foram a do combate às fakenews, à desigualdade e a volta às aulas.

“Vocês, novos prefeitos, não serão surpreendidos pela pandemia como nós fomos. Ela já está aí. E cuidar da pandemia é cuidar de várias frentes. É preciso garantir o atendimento na Atenção Primária, na unidade de saúde. Também há uma fábrica de fakenews e vocês terão de conviver com ela. Por isso, será necessário o diálogo constante com a sociedade, para fazer a defesa da verdade. Outro ponto de atenção é que temos que criar uma rede de proteção aos mais vulneráveis, mesmo que a economia cresça. E, ainda, recuperar o ano de Educação que perdemos, minimizar a evasão escolar e retornar às aulas presenciais”, enumerou.

O evento segue nesta terça-feira com uma agenda extensa de palestras. Todas as agendas podem ser acompanhadas pela plataforma de transmissão da Amunes, que pode ser acessada na capa do Portal de Notícias.

Texto: Comunicação Amunes

Compartilhar Conteúdo