"Implantação da BNCC é desafio para novos gestores", diz especialista

A BNCC, segundo a especialista, foi construída para ajudar a pessoa ao longo da sua história educacional a construir um projeto de vida.

| Assessoria de Comunicação

A implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no sistema escolar é um dos maiores desafios que os gestores da pasta vão encontrar ao assumir o novo mandato. Segundo a consultora educacional e especialista na BNCC, Priscila Boy, o documento regula e orienta a elaboração do currículo dos alunos e é a base do aprendizado. Boy proferiu a palestra Educação Empreendedora na manhã desta terça (22), no Seminário Novos Gestores.

“Ao longo da história, conseguimos incluir 99% das pessoas com idade entre 6 e 14 anos nas vagas escolares. Apesar da vaga garantida, temos o problema da qualidade: 70% dos alunos não alcançaram proficiência mínima em leitura e matemática na Região Norte e 40% no Sudeste. Agora, o desfio é garantir a qualidade e o direito de aprender”, afirmou Boy.

A BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais e municipais para construírem ou revisarem os seus currículos. Ela prevê 10 competências gerais que são mandatórias, divididas em três dimensões: cognitiva, comunicação e socioemocional.

“A Base não é o currículo, é o rumo, é onde queremos chegar. Currículo significa caminho, é a forma que vamos construir o aprendizado. A BNCC regula a elaboração dos currículos, mas cada escola, de cada local, com sua cultura, sua condição financeira e de recursos estrutura o seu currículo”, ensina Boy.

A BNCC, segundo a especialista, foi construída para ajudar a pessoa ao longo da sua história educacional a construir um projeto de vida. Por isso, dá as bases para aprofundar conhecimentos relacionados ao contexto, ao mundo do trabalho e à gestão de iniciativas empreendedoras, incluindo seus impactos nos seres humano, na sociedade e no meio ambiente.

Também prevê a utilização desses conhecimentos e habilidades para estruturar iniciativas empreendedoras com propósitos diversos, viabilizando os projetos pessoais ou produtivos com foco em desenvolver processos e produtos com uso de tecnologia.

Priscila Boy finalizou a palestra com uma mensagem para os gestores e prefeitos presentes e chamando para a responsabilidade com o futuro. “Você pode priorizar a Educação no seu município porque você está na liderança, você pode tomar essa decisão. O resultado da Educação é a longo prazo. Muitas vezes semeamos para outros colherem, mas você pode deixar um legado. A Educação pode contribuir para uma vida justa e inclusiva. Tudo vai depender da sua decisão. Então, vá lá e faça”, aconselhou.

A palestra faz parte do Seminário Novos Gestores, uma realização da Amunes, em parceria com o Sebrae, Findes, CMN, EDP, Sistema OCB/ES e Governo do Estado, por meio da Cesan, Bandes, Aderes, Banestes. Acontece nos dias 21 e 22 de dezembro, com 300 participantes, entre prefeitos, gestores e corpo técnico da gestão pública. O Seminário é composto de palestras técnicas que visam capacitar os gestores para iniciar o novo mandato. O evento pode ser acompanhado pelo site da Amunes: https://www.amunes.org.br/ ou pelas mídias sociais da Associação no Facebook e no Instagram: @amunes

Compartilhar Conteúdo