Conselheiro TCES faz alerta para prefeitos não perderem o rumo da gestão

“A missão de vocês é entregar ou devolver ao titular do poder, que é o povo, o que eles lhes delegaram fazer e que está no seu Programa de Governo."

| Assessoria de Comunicação

O conselheiro e corregedor do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Rodrigo Coelho, palestrou para os participantes do Seminário Novos Gestores, alertando para a necessidade de ter um planejamento de governo bem estruturado para não desviar dos objetivos da gestão.


Segundo ele, ao fazer o Programa de Governo para a campanha e entregar à Justiça Eleitoral, o agora prefeito eleito traçou seu compromisso com a população que o elegeu. “A missão de vocês é entregar ou devolver ao titular do poder, que é o povo, o que eles lhes delegaram fazer e que está no seu Programa de Governo”, afirmou.


O planejamento sólido também é necessário, na visão do conselheiro, pois, iniciada a gestão, muitos conflitos de interesse se colocam, o que tensiona o ambiente e a capacidade de realização. “Muitos foram eleitos com 70%, outros, com 30%. Alguns foram eleitos por causa do programa de governo, outros devido à empatia. Quero dizer que, em qualquer situação, há um contingente da população que não estará de acordo com a sua proposta. A única forma de não sair do caminho é saber aonde quer chegar, é ter um planejamento sólido”, afirmou.


O conselheiro lembra que os interesses são legítimos e, também, que é comum os agentes trabalharem cada qual pelo seu interesse. “Se o seu programa de governo for incorporado e desdobrado em um bom planejamento facilita que você fique irredutível, mas não inflexível, sobre o comprometimento que tem com a população. Se não tiver um planejamento, a gestão se perde na rede de tensionamento da sociedade e não consegue entregar o que prometeu”, alertou.


A palestra faz parte do Seminário Novos Gestores, uma realização da Amunes em parceria com o Sebrae, Findes, CMN, EDP, Sistema OCB/ES e Governo do Estado, por meio da Cesan, Bandes, Aderes, Banestes. Acontece nos dias 21 e 22 de dezembro, com 300 participantes entre prefeitos, gestores e corpo técnico da gestão pública. O Seminário é composto de palestras técnicas que visam capacitar os gestores para iniciar o novo mandato. O evento pode ser acompanhado pelo site da Amunes: https://www.amunes.org.br/ ou pelas mídias sociais da Associação no Facebook e no Instagram: @amunes.

Texto: Comunicação Amunes


 

Compartilhar Conteúdo