IAN: a realidade do município em uma ferramenta de gestão

Tudo está em consonância, a ferramenta, o evento e a  atuação da Amunes, de forma geral.

| Assessoria de Comunicação

A economista Gabriela Vichi, gerente do Observatório do Ambiente de Negócios (Ideies), detalhou em sua palestra, no segundo dia do Seminário Novos Gestores, como funciona o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), composto por 4 eixos, 10 categorias e 39 indicadores.

O Portal dos Indicadores do Ambiente de Negócios (IAN) dos municípios do Espírito Santo é uma ferramenta que traz um conjunto de indicadores de fontes nacionais e estaduais desagregadas para cada um dos 78 municípios do Estado, sendo apresentado em um indicador composto e subdividido em quatro eixos: infraestrutura, gestão fiscal, potencial de mercado e capital humano.

O IAN, segundo Vichi, é um instrumento de grande utilidade para auxiliar o gestor público a conhecer a realidade de seu município e os entraves para o desenvolvimento de novas atividades econômicas no local. Já para o empresário, o IAN, colabora na decisão de alocação de novas plantas industriais, bem como na definição de novos projetos de infraestrutura. "Ele foi construído para um evento como este, em que se pensa no planejamento e na gestão. Consideramos que não é mais um retrato e, sim, uma evolução, pois apresenta dados de 2019 para 2020."

Esse instrumento ainda pode ser utilizado pela sociedade civil no controle das ações do gestor público e para reivindicar melhorias locais.

De acordo com informações do site, os municípios recebem uma nota para cada um dos eixos e a nota agregada. As notas serão obtidas por uma média quantitativa de indicadores mapeados e ponderados por uma metodologia pré-definida e apresentada em um referencial teórico e metodológico, que estará disponível no portal.

Tal método de apresentação permitirá o entendimento da realidade municipal em vários níveis, podendo identificar os seus problemas e gargalos para traçar soluções. "É para olhar, analisar, receber críticas. E, na terceira edição, no próximo ano, podemos analisar novos eixos”, afirmou Gabriela Vichi.

A gerente ressaltou que tudo está em consonância, a ferramenta, o evento e a  atuação da Amunes, de forma geral. "Estamos na Findes e no Ideies à disposição para pensar esta melhoria de ambiente de negócios, pois crescemos juntos, o setor produtivo cresce junto em planejamento com uma cidade organizada."

Ideies

O  Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) realiza estudos e desenvolve posicionamentos estratégicos com foco no fortalecimento da indústria capixaba, oferecendo produtos que diagnosticam status e tendências de diversos segmentos da economia. As pesquisas e estudos desenvolvidos pelo Ideies são divididos em Observatório do Ambiente de Negócios, que mapeia os fatores que afetam a indústria; Estudos Econômicos, publicações de inteligência competitiva voltadas para o fortalecimento do setor e aumento da produtividade e competitividade; e Observatório da Indústria, ferramenta estratégica que reúne as principais informações, dados e análises da indústria capixaba.

Compartilhar Conteúdo