Governador se reúne com prefeitos para alinhar medidas de combate a covid

Encontro aconteceu virtualmente na manhã deste sábado (13)

| Assessoria de Comunicação

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, juntamente com secretários do Governo, representantes do Ministério Público (MPES), prefeitos municipais, se reuniram na manhã deste sábado (13), para tratar do combate a pandemia no estado. Na última sexta-feira (12), foi divulgado o 48º Mapa de Risco, que classificou 17 municípios em Risco Alto e 61 em Risco Moderado.

Diante do crescimento do número de casos em diversos municípios, o diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira reforçou aos prefeitos que o país passa pelo pior momento da pandemia e que isso acende uma luz de alerta ao estado. “Estamos em uma situação melhor, se comparado a outros estados. Isso se deve ao investimento robusto feito pelo Governo do Estado que agora está chamando os gestores para o controle da pandemia nas próximas semanas”, destaca.

Como a alteração na classificação de alguns municípios, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira reapresentou aos gestores o Mapa de Risco, as duas estratégias de gestão: Territorial e temática. “As medidas restritivas mudam conforme o risco. Muitos foram para Risco Alto no último mapa. É muito importante que os municípios fiscalizem para que as mesmas sejam cumpridas”, afirmou Cerqueira.

O secretário de estado da Saúde, Nésio Fernandes também esteve presente no encontro e reforçou a necessidade de medidas mais restritivas. “Identificamos uma entrada desproporcional de pacientes graves nos últimos dias. Apesar de viver um momento parecido com o início da pandemia no Estado, há características diferentes:  na primeira onda um paciente ficava em médica 8 dias na ventilação mecânica, hoje são 12 dias. Também percebemos um crescimento dos dias de internação na UTI, que hoje gira em torno de 16 dias. Precisamos estabelecer um alerta permanente. Peço aos prefeitos que incentive o uso da máscara, é elemento fundamental, que reduz o risco de transmissão”, alertou. Fernandes aproveitou o encontro com os gestores para reforçar também sobre falsas propostas de compra de vacina e fakenews sobre a covid-19.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel Batista, destacou a importância de os prefeitos estarem alertas e acompanharem de perto o processo de vacinação nos municípios. “É importante que verificar o condicionamento das vacinas, fazer vistoria nas unidades. Acompanhar a aplicação das vacinas e também trabalhar a fiscalização nos municípios de risco alto”, orientou.

De acordo com o governador Renato Casagrande, vivemos o momento mais grave, mais intenso da pandemia. “Caso a ocupação de leitos chegue a 90% teremos medidas mais restritivas não apenas para uma cidade, mas para todo o Espírito Santo. Vamos avançar com a vacinação, assim nós protegemos a sociedade. Não podemos bobear agora.”, alerta Casagrande.

A convocação do Governo do Estado foi prontamente atendida pelos prefeitos, que compareceram em massa na reunião. O candidato à presidência da Amunes e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, reforçou que o Estado pode contar com os gestores. O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, que também faz parte da chapa que concorre a diretoria da instituição reforçou que o município, que está em Risco Alto reforçará as ações de enfrentamento a covid. A fala de Pingo foi reforçada pelo prefeito de Pedro Canário, Bruno Teófilo Araújo.

Texto: Comunicação Amunes

Compartilhar Conteúdo