Prefeitos se reúnem para discutir medidas restritivas contra o aumento da covid no ES

A reunião teve como objetivo reforçar a importância das medidas Restritivas em Favor da Vida

| Assessoria de Comunicação

Prefeitos de diversos municípios do Espírito Santo estiveram reunidos virtualmente nesta terça-feira (06) com o governador do Estado, Renato Casagrande e secretários de Governo. Em pauta, o alinhamento de medidas no combate à Covid-19.

A reunião teve como objetivo reforçar a importância das medidas Restritivas em Favor da Vida, assim como discutir ações que podem fortalecer esse trabalho e contribuir para a redução do número de contaminados pela Covid-19 no Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou algumas informações aos prefeitos, assim como as ações junto aos municípios. “A quarentena desacelerou o crescimento, mas os índices continuam altos. Algumas medidas como a adoção de leis municipais para uso de máscaras, podem ajudar a reduzir ainda mais esses índices”, estimou. Nos próximos dias o Estado enviará aos municípios testes para que pessoas com sintomas de covid possam ser testadas e isoladas, evitando a contaminação de outros munícipes.

Alguns prefeitos, como o de Anchieta, Fabrício Petri e de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, compartilharam as medidas adotadas nos municípios, como multa pelo não uso de máscara e o toque de recolher, como formas de frear o crescimento dos casos de coronavírus. Segundo Enivaldo, em poucos dias o município registrou um aumento de 600%. “Observamos que mais jovens estão sendo contaminados. Adotamos medidas mais restritivas que o decreto do Estado, como o toque de recolher para reduzir esses números”, explicou.

Durante o encontro, o governador Renato Casagrande destacou três pontos importantes que devem ser reforçados pelos prefeitos: testes em massa, vacinação e o uso de máscara. “Nós distribuiremos testes rápidos para que possamos identificar e isolar quem testar positivo e as pessoas que tiveram contato com ela. Também peço atenção aos prefeitos, para que verifiquem se há vacinas que não foram aplicadas e fazer a aplicação das mesmas; e também sobre o uso de máscara. É o mecanismo muito importante para reduzir o contágio. É importante reforçar isso com campanhas de conscientização, fiscalização”, pediu aos gestores.

 

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, ressaltou a importância de seguir as medidas estabelecidas pelo Estado. “Estamos caminhando juntos para combater esse vírus. Aqui em Cachoeiro, nós encontramos uma forma de imunizar e fazer o bem: fizemos a vacina solidária, ou seja, recolhemos alimentos para quem precisa durante a vacinação”, concluiu.

Texto: Comunicação Amunes

Compartilhar Conteúdo