Profissionais de Saúde discutem implantação do Programa de Regulação Formativa em Muniz Freire

Encontro foi realizado nesta quinta-feira (08)

| Assessoria de Comunicação

Médicos e enfermeiros que integram a Rede Municipal de Saúde participaram, nesta quinta-feira (08), de uma reunião técnica sobre a implantação do Programa de Regulação Formativa em Muniz Freire.

De acordo com o superintendente Regional Sul de Saúde, José Maria Justo, que participou da reunião, trata-se de um novo modelo de atendimento integrado que começou a operar na Região Sul em junho de 2020. Com a incorporação ao sistema, o município passa a ter acesso aos serviços disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde para os usuários do SUS através do Sistema da ARFT (Auto Regulação Formativa Territorial), não mais utilizando o SISREG (Governo Federal).

Na reunião desta quinta, os profissionais puderam tirar dúvidas e dar sugestões sobre os procedimentos administrativos, já que será necessário que toda a equipe seja treinada.
Em relação aos equipamentos necessários para que o sistema do município seja interligado ao estadual, a secretária de Saúde, Rita Fontes, informou que será feito um levantamento das necessidades de cada unidade.

“Quero a melhor saúde em nosso município e sei que precisamos avançar muito nesse ponto. Estamos na lanterninha do Caparaó e isso precisa mudar. Essa entrada no sistema do Estado e a reformulação da nossa Secretaria de Saúde vai nos possibilitar isso. Principalmente neste momento de pandemia, nossa saúde básica precisa funcionar, e funcionar bem”, destacou o prefeito Dito Silva.

No modelo de atenção proposto, os médicos especialistas qualificam as solicitações geradas pelos profissionais da atenção primária, reduzindo a demanda de consultas e exames desnecessários e potencializando a atuação da Atenção Primária à Saúde.

Texto: Comunicação Prefeitura Municipal de Muniz Freire

Compartilhar Conteúdo