Fórum reúne gestores municipais para fortalecer Políticas Públicas na área petrolífera

Nas próximas semanas serão realizados diversos encontros com as equipes técnicas dos municípios petrolíferos capixabas

| Assessoria de Comunicação

Um novo momento na área de petróleo e gás se inicia no Estado. Com foco em apoiar os municípios petrolíferos na construção de Projeto Estruturante de Políticas Públicas, o Fórum de Petróleo e Gás criou o projeto “Políticas Públicas para Municípios Capixabas Petrolíferos”. Os gestores puderam conhecer mais durante um encontro virtual realizado na tarde desta terça-feira (27).

Há algum tempo a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem promovido encontros para conscientização utilização dos recursos dos royalties do petróleo, uma vez que os royalties de petróleo e gás são finitos a médio e longo prazo e há limitações para pagamento de despesas com os esses recursos.

O diretor-técnico do Sebrae-ES, Luiz Toniato, ressalta que o objetivo de todos os envolvidos no processo é o mesmo: ajudar os municípios para que o uso dos recursos seja qualificado. “Sabemos que alguns municípios têm mais facilidades de qualificar onde o dinheiro deve ser aportado, já outros nem tanto. O Sebrae e a Findes estão empenhados em contribuir com eles. O que enxergamos é que temos grandes possiblidades de desenvolver as cidades capixabas e fazer com que os royalties gerem bons resultados a longo prazo”, explica.

Para o diretor de Petróleo e Gás, Thiago Peçanha, a iniciativa é de grande suporte para o desenvolvimento socioeconômico. “Desta forma podemos pensar em novas oportunidades e na geração de emprego e renda, em conformidade com a política de royalties da ANP. Acredito que nossos municípios têm condições de montar um planejamento adequado, visto que temos o suporte do Fórum de Petróleo e Gás e possuímos boa localização geográfica. O direcionamento correto e uma boa aplicação deste planejamento pode trazer diversos benefícios para os capixabas, além de movimentar negócios e atrair novos investidores”, conclui.

Nas próximas semanas serão realizados diversos encontros com as equipes técnicas dos municípios petrolíferos capixabas a fim de definir o Projeto Estruturante de Políticas Públicas Regional.

Texto: Comunicação Amunes

Compartilhar Conteúdo