Instituto promove Fórum para conhecer boas práticas capixabas na gestão de resíduos

Evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e canal do Youtube

| Assessoria de Comunicação

Com o objetivo de promover o diálogo, mapear e fomentar as boas práticas do estado do Espírito Santo, demonstrando para os cidadãos que já existem exemplos e maneiras de buscar a mudança, o Instituto Lixo Zero Brasil promove no dia 20 de maio, a partir das 14h, de forma virtual, o Fórum Espírito-santense Cidades Lixo Zero. Evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e canal do Youtube.

Durante o evento serão abordadas as temáticas: Tendência e inovação, conscientização e educação, redução e reuso, reciclagem e compostagem, e para isso estão realizando uma pesquisa no mês de abril para identificar as melhores práticas nos municípios do estado.

O Fórum Estadual Lixo Zero é um evento preparatório para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero waste Cities), que acontecerá em junho de 2021, de forma online, onde as boas práticas de todo o país serão apresentadas, juntamente de exemplos internacionais.

Os municípios e pessoas interessadas em cadastrar boas práticas devem clicar aqui.

O Movimento Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.

O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 1970. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo de consumo de um produto é o descarte. O formato idealizado para substituí-lo consiste na economia circular, através da qual os resíduos podem e devem ser reaproveitados após o uso, transformando-se em recursos valiosos para novos produtos ou práticas. 

Texto: Comunicação Amunes cominformações Instituto Lixo Zero

Compartilhar Conteúdo