Gestores municipais apresentam pleitos aos deputados capixabas

Decretos de calamidade e a votação para extinção das 27 comarcas capixabas foram alguns dos assuntos da reunião

| Assessoria de Comunicação

Quarenta prefeitos e pouco mais de vinte deputados se reuniram virtualmente nesta terça-feira (04) para tratar de assuntos institucionais. Em pauta, a aprovação dos decretos de calamidade e a votação para extinção das 27 comarcas capixabas que está em pauta no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

A aproximação foi celebrada por prefeitos e deputados que sugeriram que o encontro fosse repetido bimestral ou trimestralmente para que as pautas institucionais fossem apresentadas. 

No inicio da reunião, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, reforçou os desafios que os prefeitos têm enfrentado nos últimos meses em razão da pandemia e pediu aos deputados pela aprovação dos decretos de calamidade. “Temos 16 municípios que enviaram os decretos. A aprovação dos mesmos é uma segurança para governabilidade e maior agilidade para resolver questões importantes que impactam diretamente na vida dos munícipes”, argumenta Victor.

A fala do presidente da Amunes foi reforçada pelo vice-presidente e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo e pelo prefeito de São Gabriel da Palha, Thiago Rocha. Durante as falas, os deputados Rafael Favatto, Luciano Machado, Dr Hércules, Marcos Garcia, Emílio Mameri, Dary Pagung, Adilson Espíndula, Fabricio Gandini, Janete Sá, Renzo Vasconcelos e Sérgio Mageski destacaram a importância da reunião e se colocaram a disposição para dialogar com os municípios.

Finalizando a fala do legislativo, o presidente da Ales, Erick Musso pediu a procuradoria que agilizasse a análise para que os decretos enviados até o momento sejam votados. “Não vamos aguardar para votar em bloco. À medida que forem chegando vamos colocando em votação”, adianta Musso, que aproveitou para reafirmar a importância do encontro. “Coloco a Ales a disposição da Amunes, dos prefeitos para que possamos dialogar sempre. Acho importante que esses encontros sejam repetidos para tratarmos outras pautas institucionais, como a questão das comarcas, o Fundo a Fundo, entre outros. Reunião bacana, marcante e histórica”, analisou.

Ao final, o presidente da Amunes agradeceu a disponibilidade dos deputados que sempre recebem os municípios e que são grandes aliados no fortalecimento do municipalismo.

Texto: Comunicação Amunes

Compartilhar Conteúdo