Projetos de oito municípios são selecionados para Fórum Lixo Zero

Projetos serão apresentados ao público no próximo dia 20, durante o Fórum Estadual Lixo Zero

| Assessoria de Comunicação

Oito municípios capixabas tiveram projetos selecionados para participar do Fórum Estadual Lixo Zero. São projetos que estão dentro do conceito lixo zero e que fazem diferença na gestão. Os municípios que atenderam aos requisitos definidos pela organização são Anchieta, Aracruz, Guaçuí, Montanha, Mucurici, Serra, Sooretama e Viana. Ao todo, 26 municípios se inscreveram. Evento será realizado no próximo dia 20.

O objetivo é apresentar e inspirar a sociedade civil, gestores públicos, empresários e empreendedores, alunos e professores, de cidades do estado inteiro. Em Anchieta, por exemplo, os projetos escolhidos foram ‘Composta Anchieta’ e ‘Pet Dog’. O primeiro selecionou 20 famílias do município para receber uma composteira doméstica e aprender a utilizá-la, e o segundo projeto tem como base principal a venda de tampinhas plásticas e a conversão dos valores da venda para custear os procedimentos cirúrgicos de castração e esterilização de fêmeas e machos de cães e gatos.

Em Guaçuí, os dois projetos selecionados de Guaçuí são: “Troca Sustentável”, que é a troca de mudas nativas da Mata Atlântica e frutíferas por latinhas de alumínio, incentivando a reciclagem e o aumento da cobertura vegetal e a “Mostra de Vídeos Curtas Ambiental”, que tem como objetivo envolver e conscientizar a sociedade, em especial os estudantes e familiares, por meio da produção audiovisual, no debate das questões ambientais.

Todos os projetos serão apresentados no I Fórum Estadual Municípios Lixo Zero que sserá realizado no dia 20 de maio, a partir das 14h, de forma virtual. Evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e canal do Youtube. O encontro tem por objetivo promover o diálogo, mapear e fomentar as boas práticas do estado do Espírito Santo, demonstrando para os cidadãos que já existem exemplos e maneiras de buscar a mudança

Durante o evento serão abordadas as temáticas: Tendência e inovação, conscientização e educação, redução e reuso, reciclagem e compostagem, e para isso estão realizando uma pesquisa no mês de abril para identificar as melhores práticas nos municípios do estado.

O Fórum Estadual Lixo Zero é um evento preparatório para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero waste Cities), que acontecerá em junho de 2021, de forma online, onde as boas práticas de todo o país serão apresentadas, juntamente de exemplos internacionais.

O Movimento Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.

O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 1970. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo de consumo de um produto é o descarte. O formato idealizado para substituí-lo consiste na economia circular, através da qual os resíduos podem e devem ser reaproveitados após o uso, transformando-se em recursos valiosos para novos produtos ou práticas. 

 

Texto: Comunicação Amunes

Compartilhar Conteúdo