Fórum de Petróleo e Gás realiza segundo encontro do projeto “Políticas Públicas para Municípios Capixabas Petrolíferos”

O tema desta quinta-feira (20) foi “Projetos e Serviços de apoio aos Municípios”

| Assessoria de Comunicação

A manhã desta quinta-feira (20) foi de capacitação para as gestões públicas municipais. Foi realizada o segundo webinar da sére de encontros do projeto do “Políticas Públicas para Municípios Capixabas Petrolíferos”, idealizado pelo Fórum de Petróleo e Gás, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebreae) e a Amunes. O tema deste encontro foi “Projetos e Serviços de apoio aos Municípios”.

Nesta etapa de nivelamento do projeto os participantes puderam conhecer serviços indispensáveis nesse processo de desenvolvimento dos municípios com recurso dos royalties. Thiago Peçanha, diretor de Petróleo e Gás da Amunes e prefeito de Itapemirim, reafirmou a importância dessas parcerias. “Essa união entre as instituições e órgãos é importante para a criação de mecanismos de uso dos royalties, pensando na realizada dos municípios a médio e longo prazo. Espero que possamos aprender cada vez mais e passar por esse momento ruim que estamos vivendo”.

Em seguida, o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, apresentou o programa “Cidade Empreendedora”. Programa esse que auxilia no desenvolvimento de pequenos empresários e pequenas empresas. “Estamos indo aos municípios para conhecer a realidade de cada um e montar o melhor plano de ação para eles. Temos o compromisso com as políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e vamos preparar tanto o gestor municipal para esse momento, quanto os empreendedores da região e assim, acelerar esse processo de crescimento”.

Paulo Menegueli, Subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (SECTIDES), reforçou o trabalho do Sebrae em parceria com a secretaria. “Temos responsabilidade com os incentivos fiscais e estamos preocupados com a simplificação dos processos. Estamos pensando no futuro! Um grande exemplo é a Sala do Empreendedor do Sebrae, pois juntos, vamos disponibilizar todos os serviços necessários para os empreendedores e fazer com que procedimentos seja mais ágeis”.

Para finalizar o encontro, Gabriela Vichi do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (IDEIES), apresentou aos participantes a plataforma atualizada do Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), ferramenta de gestão que foi criada especialmente para os municípios.

O próximo encontro do programa terá como tema “Experiências dos Municípios Capixabas no uso dos Royalties” e será realizado no dia 27 de maio.

Compartilhar Conteúdo