Secretarias estaduais e municipais de educação têm até quinta-feira (19) para aderir ao programa Escola da Terra

O programa oferece material didático e pedagógico e formação para professores do ensino fundamental que atuam em escolas multisseriadas no campo e quilombolas.

| Assessoria de Comunicação

Gestores das redes públicas de ensino de estados e municípios que tenham escolas multisseriadas no campo ou quilombolas têm até a próxima quinta-feira (19) para aderir ao programa Escola da Terra, do Ministério da Educação.

O programa oferece formação continuada e gratuita aos professores e assessores pedagógicos que trabalham com estudantes do ensino fundamental em escolas no campo e em escolas quilombolas. Por meio do Escola da Terra também são ofertados materiais didáticos, monitoramento e avaliação, gestão, controle e mobilização social para essas unidades de ensino.

Para aderir, o secretário municipal ou estadual precisa entrar na página eletrônica do Sistema de Informaççes Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) e informar CPF e senha. Dentro do sistema o gestor acessa o Plano de Aççes Articuladas (PAR) e o programa Escola da Terra. Nesta etapa do processo informa apenas o número de escolas multisseriadas e quilombolas de sua rede e o número de professores.

Para garantir o acesso ao programa a adesão para cursos de formação que começam em 2013 e para os que serão abertos em 2014 deve ser feita agora. Em 2014, não haverá nova adesão. A qualificação dos docentes será feita por instituiççes públicas de ensino superior que aderirem à Escola da Terra. Educadores e tutores terão curso de aperfeiçoamento com carga horária mínima de 180 horas. A produção dos materiais didáticos e pedagógicos é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São jogos, mapas, recursos para alfabetização, letramento e matemática. Também cabe ao FNDE o pagamento de bolsas ao coordenador estadual e ao tutor que acompanham e orientam os educadores durante a formação.

Segundo a coordenação geral de políticas de educação no campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) , até 30 de agosto 1.303 municípios de 26 estados da Federação aderiram ao programa, além das secretarias estaduais de educação do Acre, Goiás, Rondônia e Sergipe.

Fonte: Portal Federativo

Compartilhar Conteúdo