Viana passa a ter agendamento online

Agendamento deve ser feito no site da prefeitura

| Assessoria de Comunicação

A partir desta quinta-feira (20), o município de Viana irá disponibilizar o agendamento online para vacinação contra a Covid-19, do grupo de comorbidades. Os interessados deverão agendar um horário, por meio do site da prefeitura, para serem imunizados no final de semana. Clique aqui para agendar www.agendamento.viana.es.gov.br  

A aplicação do imunizante para o grupo de comorbidades Fase I e II, será realizada neste sábado (22), das 08 às 20 horas, no Centro Multiuso “É pra Já”, localizado na praça de Marcílio de Noronha.

Para a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, o município segue os critérios estabelecidos na Nota Técnica Covid-19 n.º 12/2021 da SESA e também na RESOLUÇÃO CIB/SUS-ES n.° 052/2021. Ao todo, serão disponibilizadas 1.920 doses do imunizante Astrazeneca e o agendamento estará disponível para a Fase I e Fase II, de 40 a 59 anos.

Como comprovante para a vacinação, é obrigatório apresentar uma cópia de um dos seguintes documentos:

- Laudo médico;

- Prescrições médicas para a vacina em casos de comorbidade;

- Declarações do enfermeiro dos serviços de saúde onde o usuário faz tratamento;

- Cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência permanente;

- Documentos comprobatórios de atendimento da pessoa com deficiência permanente em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência;

- Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência que indique se tratar de pessoa com deficiência permanente.

No caso da obesidade mórbida também poderá ser entregue o laudo emitido por um nutricionista. Já para hipertensão, podem ser apresentados laudos com a descrição “hipertensão arterial”, além de um documento de identificação com foto.

A apresentação do laudo é obrigatório. Na falta desses documentos citados, a orientação é procurar a Unidade de Saúde de referência para solicitar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os vianenses que se enquadram neste grupo de comorbidades devem ficar atentos, pois a cópia de todos os documentos que forem apresentados no ato da imunização, ficarão retidos com as equipes de saúde. Além disso, para receber a vacina contra a Covid-19, é necessário o intervalo mínimo de 15 dias da vacina Influenza.

Vacinação Coronavac Idosos

A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que a vacinação contra a Covid-19 dos idosos com 60 anos ou mais, continua sendo realizada de forma domiciliar, sem a necessidade de agendamento. A rede de atenção básica do município conta com 100% de cobertura de Estratégia da Família, por meio das visitas regulares aos moradores de cada bairro, que é realizada pelos agentes comunitários de saúde.

Comorbidades das duas primeiras fases da imunização

Descrição das comorbidades incluídas no Plano Nacional de Operacionalização  (PNO) de vacinação contra a Covid-19:

40 a 59 anos: pessoas com síndrome de down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental); doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) e doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica; fibrose cística; obesidade mórbida (imc ≥ 40); deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC); diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;  arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; imunossuprimidos; Doença falciforme e talassemia maior; Cirrose Hepática.

 

Texto: Comunicação Prefeitura Municipal de Viana

Compartilhar Conteúdo