21º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí chega ao fim e entra para a história

As peças apresentadas este ano foram transmitidas online pelo Youtube

| Assessoria de Comunicação

O 21º Festival Nacional de Teatro foi uma edição histórica e vai ficar marcada diante desse período de transição que estamos vivendo, sendo de resiliência e resistência”. Esta é a avaliação de Carlos Olla, diretor do grupo Gota, Pó e Poeira, organizador do evento. De 16 a 22 de maio, seguindo todos os protocolos de prevenção, o palco do Teatro Fernando Torres recebeu artistas do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba. As peças apresentadas este ano foram transmitidas online pelo Youtube. Um grande desafio e exemplo de superação para os artistas participantes.

E o encerramento aconteceu neste sábado (22) com a cerimônia de premiação e contou com a presença do prefeito, Marcos Luiz Jauhar, e do Secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Eleon Domingos Spala Nunes.

Para Carlos Olla, o Festival Nacional de Teatro de Guaçuí além de mostrar a resiliência e a resistência dos artistas diante deste quadro de pandemia, também se destacou pela capacidade de adaptação na linguagem, que foi híbrida, com a transmissão online dos espetáculos, ao vivo, direto do palco do teatro Teatro Fernando Torres, tendo a presença de uma comissão técnica avaliando o trabalho e trazendo contribuições do que pode ser melhorado para as próximas apresentações.

“Então o Festival trouxe esse respiro dos artistas. Porque muitos deles estão reestreando ou estreando um novo trabalho. E essa troca com o corpo técnico dos jurados dão força pra existência ou preservação daquele trabalho durante um período maior, quando não se tem os teatros abertos para as apresentações”, ressalta.

“E vale a pena também ressaltar o comprometimento de todos que fizeram esta edição. Desde os técnicos da transmissão, toda a equipe do Gota, Pó e Poeira que acolheu os artistas, a Prefeitura Municipal de Guaçuí que deu total assistência, sempre presente e ainda oferecendo toda a logística e infraestrutura, e o Governo do Estado e Federal pela Lei Aldir Blanc, porque sem ela não haveria possibilidade e estar realizando”, completou Carlos Olla.

Para saber os artistas e peças premiados durante o festival acesse o site do município.

 

Texto: Comunicação Prefeitura Municipal de Guaçuí

Compartilhar Conteúdo