Todos contra a covid: São Mateus faz vacinação dinâmica e eficiente

Equipe desenvolveu diversas ações para públicos prioritários

| Assessoria de Comunicação

A luta pela preservação da vida continua e São Mateus vem se destacando nas operações de imunização com ações dinâmicas e eficientes. Nos últimos dias as equipes da Secretaria Municipal de Saúde fizeram diversas ações para os seguintes públicos prioritários: vacinação de grávidas e puérperas, aplicação da segunda dose da vacina Coronavac para o público agendado, vacinação para pessoas com comorbidades e para pessoas com HIV/Aids, acima dos 18 anos.

Relatório das ações

No sábado (22) o Município fez uma grande ação de vacinação em pontos estratégicos para vacinar o público com comorbidades, e também vacinou professores na Paróquia Catedral (Bairro Boa Vista). Ao todo 1.200 pessoas foram vacinadas, sendo 350 professores. No decorrer da semana passada, cerca de 300 grávidas e puérberas foram imunizadas.

“As ações de vacinação foram um sucesso, o público vem participando ativamente. Os profissionais da Educação colaboraram de forma exemplar, tudo ocorreu da melhor forma possível, todos esperando na fila com paciência e de forma bem organizada” – observou o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador.

“Em nome da Educação Municipal, agradeço toda a atenção e zelo no atendimento aos professores da Rede Municipal, desde os Guardas Municipais ao secretário de Saúde. O trabalho de toda equipe tem refletido na cura e melhora das pessoas de São Mateus, por isso merece todo nosso respeito” - destacou a subsecretária municipal de Educação, Rosângela Miranda Santos.

Sistema prisional

De acordo com o secretário, a previsão é que nos próximos dias cheguem mais vacinas em São Mateus, e agora com a liberação para incluir o grupo prioritário de profissionais dos sistemas prisional e socioeducativo. No Estado, serão pouco mais de cinco mil pessoas vacinadas neste grupo com doses da reserva técnica.

Vacinação simultânea

O Município continua com as aplicações da segunda dose da Coronavac, o público deve aguardar o contato das equipes de vacinação. Se a pessoa tiver alguma dúvida ou precisar de orientação, pode buscar a Unidade de Saúde mais próxima.

Simultaneamente, São Mateus ampliou a idade para o grupo com comorbidades, agora pessoas acima de 18 anos que possuam alguma comorbidade pré-determinada no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) podem tomar a vacina. Pessoas com HIV/Aids acima dos 18 anos também continuam recebendo a imunização.

Público com comorbidades

Podem ser vacinadas pessoas com comorbidades, acima de 18 anos, desde que apresentem laudo ou prescrição médica que aponte a comorbidade ou a declaração do enfermeiro da unidade de saúde do território. A vacinação para o público com comorbidade vem acontecendo de segunda a sexta-feira na Igreja Assembleia de Deus (Avenida João XXIII, Bairro Boa Vista), de 8h às 11h, e de 12h30 às 15h30.

Grupo prioritário HIV/Aids

Outro grupo que já está sendo vacinado no Município é o prioritário de pessoas com HIV/Aids, acima dos 18 anos. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (Avenida José Tozzi, Bairro Boa Vista). Para receber a vacina, a pessoa deve levar um documento com foto, Cartão de Vacinação, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF.

 

Texto: Comunicação Prefeitura Municipal de São Mateus

Compartilhar Conteúdo