​Histórias Tá ON: novo projeto educacional de contação de histórias é lançado em Vila Velha

| Assessoria de Comunicação

O “Histórias Tá ON” é a nova ação da Secretaria Municipal de Educação para trabalhar, de forma lúdica, as habilidades emocionais dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais).

A proposta é levar para os estudantes a positividade e a esperança, por meio da contação de histórias de literatura infanto-juvenil, mesmo em tempos difíceis causados pelo isolamento social e a pandemia da COVID-19.

As vídeo-histórias estão sendo gravadas pela professora de Educação Infantil, Francieni Delpupo. Elas fazem parte do projeto educacional “Vai Ficar Tudo Bem!”, que possui outras ações além da contação de histórias, como encontros online e atividades para os alunos colocarem em prática junto com os pais.

“Mesmo à distância, precisamos fornecer aos alunos momentos lúdicos. É gratificante ver o retorno positivo dos pais e como as crianças interagem com esse conteúdo. Para cada história, escolho um cenário diferente e personagens que contam e encantam as crianças junto comigo”, explicou Francieni.

O primeiro vídeo é uma adaptação da história “O que cabe num livro?” e é uma introdução ao projeto. Já o segundo, com a história “Quem roubou a alegria do palhaço?”, leva para os alunos a mensagem de que, com ações pequenas do dia a dia, podemos encontrar a felicidade. Ambos já estão disponíveis para serem assistidos no canal da Secretaria e na plataforma “Escola Tá ON”.

A subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli, ressaltou a importância de se falar sobre temas essenciais por meio da literatura: “Trabalhar com contação de história é trabalhar com o imaginário, explorar a criatividade da criança e fazer com que ela compreenda e tenha uma noção de mundo. Nosso objetivo como Secretaria Municipal de Educação é ajudá-la a sonhar e se constituir como cidadã. Esse projeto é um dos vários que ofertamos aos nossos alunos, para que ele consiga lidar com as emoções do que estamos vivendo”, compartilhou.

 

Texto: Comunicação de Vila Velha.
 

Compartilhar Conteúdo