Notícias
Prefeituras pedem mais prazo para prestar contas
Com novo sistema eletrônico, prefeitos têm dificuldades de enviar relatório bimestral
| Assessoria de Comunicação
A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) enviou ofício ao Tribunal de Contas Estadual (TCES) pedindo a prorrogação do prazo de entrega da prestação de contas do primeiro bimestre de 2013, que vence no próximo dia 30. A questão deve ser analisada pelo plenário do TCES nos próximos dias.
O presidente da Amunes e prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim (PMDB), fez o pedido após levantamento indicar que 88% das prefeituras pesquisadas não conseguiram atender o prazo de envio dos balancetes no novo sistema do TCES, o Cidade-Web, que segue novas regras de contabilidade.
Em nota, o Tribunal de Contas informou que o sistema começou a operar no dia 1ª de agosto e já recebeu os primeiros dados das prefeituras até 30 de agosto, sem grandes problemas. A nota destaca ainda que a resolução que implantou o Cidade-Web é de setembro de 2012, que mais de 150 servidores municipais foram capacitados e que os gestores tiveram prazo para adaptação dos próprios sistemas.
Perim reconheceu o esforço do TCES para modernizar o sistema e que alguns municípios podem ter deixado a questão para o final do prazo. Mas sustenta que há limitação de profissionais qualificados e ferramentas de tecnologia nas prefeituras e aponta que a área técnica do TCES teria reconhecido que há coisas a serem corrigidas. “Não queremos nos furtar das nossas obrigaççes. Só solicitamos um pouco mais de tempo para nos adequarmosâ€, disse.
Fonte: A Gazeta
Compartilhar Conteúdo