Aniversário de Mimoso do Sul!

| Assessoria de Comunicação

 

Com uma área de 867.281 km² e população de 26.115 habitantes de acordo com dados no ano de 2021, altitude de 80 metros, o município de Mimoso do Sul está localizado a 173 km de Vitória, na mesorregião sul Espírito-santense. 

A cidade é a principal produtora de café do Sul do Espírito Santo, sendo o café e a agropecuária de corte e leiteira, a principal fonte de renda da cidade desde o século XIX. Conta com seis distritos: Conceição de Muqui, Santo Antônio de Muqui, São Pedro do Itabapoana, São José das Torres, Dona América e Ponte do Itabapoana. 

A economia é voltada para o comércio e para o setor agropecuário, em que se baseia nas agriculturas do café arábica nas regiões mais baixas do município e café conilon nas áreas de montanhas. Também se destacam outras lavouras permanentes como laranja, banana, goiaba, coco-da-bahia, palmito, e também as lavouras temporárias como arroz, feijão, mandioca e milho. 

Outra fonte econômica em destaque é a pecuária leiteira, que chega em torno de 14.000 litros por ano. Mimoso é um dos municípios capixabas com maior número de cabeças de gado, cerca de 59.000 cabeças. Destaca-se também a pecuária suína, equína, bubalina e aviária. A produção industrial de Mimoso do Sul baseia-se nos setores de rochas ornamentais como o mármore e o granito, cuja produção é voltada para o mercado interno e externo como, Japão, Itália e Estados Unidos. 

Uma região rica em casarios históricos é o distrito de São Pedro de Itabapoana que possui 41 patrimônios históricos e culturais. O distrito é também muito conhecido pelo tradicional Festival de Inverno de Sanfona e Viola em São Pedro do Itabapoana, que acontece no último final de semana do mês de julho onde ocorrem anualmente as apresentações de atrações nacionais da música sertanejos e violeiros da região. A festa da cidade, que acontece em data móvel, tem início geralmente na segunda sexta-feira do mês de julho.  

Um dos principais pontos turísticos de Mimoso do Sul é o mirante do Cristo Redentor. Outro local que se destacou até mesmo a nível nacional, sendo notícia na Rede Globo de Televisão, é o Pico dos Pontões, situado no distrito de Conceição de Muqui. 

Mais destaques na cidade é o Hospital Apóstolo Pedro: uma das maiores referências na área de saúde no Estado tanto na questão de modernidade, atendimento e qualidade no oferecimento de serviços prestados à população. Em Mimoso do Sul também há a Associação Pestalozzi que presta excelentes atendimentos destinados a pessoas com deficiências e é referência em seu aspecto físico e humano, hoje contando com a Casa de Massas, a Quadra Poliesportiva, o Centro de Reabilitação e o Jardim Sensorial: tudo destinado ao atendimento humanizado.

O Sítio Canto de Roça. Situado às margens da Rodovia Sebastião Tâmara também é um atrativo bem charmoso à parte contando com piscina, área de eventos, lazer, pousada e imensa estrutura e área verde para os turistas e mimosenses.

Outro espaço que tem se destacado é o Restaurante e Pousada Nazareth, situado na chegada do distrito de Santo Antonio de Muqui e tem em seu espaço arborizado açudes e área para eventos, gastronomia com restaurante e tudo aconchegante para receber os turistas. 

As áreas que a atual gestão vai lutar para melhorias são o Municipal Lítero Clube que é um espaço destinado para festas e eventos diversos que marcou a história do município, além do Teatro Stênio Garcia, numa homenagem ao ator global.

 

Texto: Comunicação de Mimoso do Sul.

Compartilhar Conteúdo