Voluntários da Defesa Civil discutem educação ambiental e prevenção de desastres em Vitória

| Assessoria de Comunicação

 

O que o respeito ao meio ambiente tem a ver com prevenção de incêndios, alagamentos e deslizamentos de terra? Para os 56 participantes do Curso de Capacitação Básica de Voluntários da Defesa Civil de Vitória 2021, a resposta foi construída no módulo “Educação Ambiental e Fiscalização”, conduzido por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Para os cursistas, ficou o compromisso de sensibilizar suas comunidades contra hábitos que podem gerar desastres, como jogar lixo nas encostas, deixar os resíduos entupirem os bueiros e uma série de falta de cuidados com o meio ambiente. "As pessoas precisam pensar em seu papel social responsável na prevenção desses desastres", explica o geógrafo Idelvon Poubel, da Gerência de Educação Ambiental (GEA).

Os voluntários vão compor os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), que têm por objetivo envolver as comunidades situadas em áreas de risco de Vitória na prevenção aos desastres, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local.

"Para a Defesa Civil, capacitar os voluntários com o tema 'educação ambiental' é de extrema relevância, pois algumas atitudes relacionadas ao assunto geralmente potencializam uma situação de risco geológico, como deslizamentos e rolamento de blocos rochosos", diz Sidnéia dos Santos Assis, coordenadora da Defesa Civil.

Princípios

O subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal, Breno Panetto, lembra que os princípios da educação ambiental (coletividade, responsabilidade compartilhada, respeito a todas as formas de vida e solidariedade) estão em sintonia com os princípios defendidos pela Defesa Civil (estado de alerta, precaução, trabalho comunitário e social e cuidado com a vida) e têm o objetivo comum de garantir segurança e preservar a vida de todos.

Os voluntários podem contar com os Centros de Educação Ambiental, presentes em parques de Vitória, como parceiros para a atuação nos territórios.

Curso de Capacitação Básica de Voluntários da Defesa Civil de Vitória 2021

Destinado aos moradores de Vitória, o curso é composto de cinco módulos: Conhecendo a Defesa Civil; Risco Geológico; Risco Estrutural; Educação Ambiental e Fiscalização; Primeiros socorros e Combate a Incêndios. A formação teve início no último dia 6.

Os voluntários capacitados formam os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec´s). Após a conclusão do curso, eles poderão atuar em ações preventivas e de monitoramento, bem como auxiliar a Defesa Civil de Vitória em situações de emergência, como sinalização e evacuação de áreas de risco, campanhas de doação, simulados de preparação para o desastre, acionamento dos órgãos públicos para o atendimento da ocorrência, entre outras atividades.

 

Texto: Comunicação de Vitória

Compartilhar Conteúdo