AMUNES, 49 anos contribuindo com o municipalismo capixaba

| Assessoria de Comunicação

 

Amunes (Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo) completa em 2021, 49 anos de atuação e, neste período, teve papel importante na defesa dos interesses dos municípios capixabas.

A história da Associação começou lá em julho de 1972, como ACM - Associação Capixaba dos Municípios, ainda com sede em Colatina. O objetivo de sua criação, foi de organizar os municípios para defesa dos interesses comuns, para tornar as administrações municipais mais ágeis, fazer debates constantes entre os prefeitos e solucionar problemas em diversas áreas. E é assim que a Associação trabalha até hoje, levando aos órgãos das esferas municipal, estadual e federal, os anseios e dificuldades das gestões públicas municipais, sempre pensando no melhor para a população.

Em 27 de agosto de 1987, a instituição mudou novamente de nome, sendo chamada de APREVES – Associação dos Prefeitos e Vereadores do Espírito Santo, onde cada município era representado pelo prefeito em exercício e um vereador escolhido pela respectiva Câmara, e finalmente como AMUNES, em 15 de outubro de 1991, quando passou a ser dirigida por um Conselho Diretor.

Atualmente a Amunes possui a filiação dos 78 municípios capixabas, representados pelos seus respectivos prefeitos. A diretoria executiva responsável pela gestão da entidade é formada pelo presidente e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho; vice-presidente e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo; tesoureiro e prefeito de Viana, Wanderson Bueno e pelo secretário e prefeito de Águia Branca, Jailson Quiuqui.

Ao longo dos 49 anos de atuação, 15 presidentes conduziram a Associação e contribuíram para o fortalecimento da Amunes e para o trabalho de aprimoramento das gestões municipais.

Compartilhar Conteúdo