NOTÍCIAS
AMUNES, 49 anos contribuindo com o municipalismo capixaba
| Assessoria de Comunicação

A Amunes (Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo) completa em 2021, 49 anos de atuação e, neste período, teve papel importante na defesa dos interesses dos municípios capixabas.
A história da Associação começou lá em julho de 1972, como ACM - Associação Capixaba dos Municípios, ainda com sede em Colatina. O objetivo de sua criação, foi de organizar os municípios para defesa dos interesses comuns, para tornar as administrações municipais mais ágeis, fazer debates constantes entre os prefeitos e solucionar problemas em diversas áreas. E é assim que a Associação trabalha até hoje, levando aos órgãos das esferas municipal, estadual e federal, os anseios e dificuldades das gestões públicas municipais, sempre pensando no melhor para a população.
Em 27 de agosto de 1987, a instituição mudou novamente de nome, sendo chamada de APREVES – Associação dos Prefeitos e Vereadores do Espírito Santo, onde cada município era representado pelo prefeito em exercício e um vereador escolhido pela respectiva Câmara, e finalmente como AMUNES, em 15 de outubro de 1991, quando passou a ser dirigida por um Conselho Diretor.
Atualmente a Amunes possui a filiação dos 78 municípios capixabas, representados pelos seus respectivos prefeitos. A diretoria executiva responsável pela gestão da entidade é formada pelo presidente e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho; vice-presidente e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo; tesoureiro e prefeito de Viana, Wanderson Bueno e pelo secretário e prefeito de Águia Branca, Jailson Quiuqui.
Ao longo dos 49 anos de atuação, 15 presidentes conduziram a Associação e contribuíram para o fortalecimento da Amunes e para o trabalho de aprimoramento das gestões municipais.
Compartilhar Conteúdo