Política para as mulheres foi tema de reunião na Amunes

| Assessoria de Comunicação

A Diretora de Política para as Mulheres da Amunes, prefeita Ana Izabel Malacarne e a secretária executiva da Associação, Christiane Linhalis, receberam a subsecretária de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Juliane Barroso e a gerente de Políticas Públicas para Mulheres, Bernadete Baltazar, na tarde desta quarta-feira (28). O presidente da Amunes, Victor Coelho, participou da agenda de forma virtual.

O encontro teve o objetivo de reforçar a importância da aplicação do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres nos municípios, com a criação de políticas públicas e a organização dos serviços para atendimento dessas mulheres vítimas de violência. “Precisamos nos unir para dar suporte a essas mulheres. O município tem serviços de saúde, segurança, educação e assistência social, e as vezes não sabe que essas ferramentas podem auxiliar nesse enfrentamento. Por isso criamos essas diretrizes, pois precisamos fazer diferentes”, explicou Juliane Barroso.

Aqui no Espírito Santo, apenas seis municípios possuem alguma gerência ou algum núcleo voltado para as mulheres dentro das prefeituras. “Vamos planejar formas de fazer diferente dentro dos municípios, como promover a participação das mulheres e também fazer o homem entender o papel dele nessa luta”, disse o presidente da Amunes, Victor Coelho.

A prefeita Ana Izabel é a única prefeita eleita no estado e afirmou que ainda enxerga dificuldade de denúncia, por parte das mulheres. “Eu vejo que muitas sentem dificuldade de falar e vergonha de expor a situação. Algumas até mesmo não entendem o que está se passando dentro das próprias casas. Por isso, precisamos das vez e voz às mulheres, precisamos de paridade, precisamos de mais representações no meio político e social e assim, abrir o olhar da nossa sociedade”.

Sobre o Pacto

Juntamente com o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, que foi institucionalizado em agosto de 2019, o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres é um documento orientador para a elaboração das políticas públicas voltadas para as mulheres no Estado do Espírito Santo. Ele foi elaborado pela primeira vez em 2011 e foi atualizado com base no atual cenário de constantes violações dos direitos das mulheres.

O objetivo principal é prevenir, combater e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres, a partir de uma visão integral desse fenômeno, construindo uma rede de atendimento articulada e garantindo os direitos das mulheres.

Compartilhar Conteúdo