Atílio Vivácqua recebe equipes de Guaçuí e Castelo e apresenta práticas do “Projeto Barraginhas”

| Assessoria de Comunicação

 

Referência em preservação hídrica no Espírito Santo, Atílio Vivácqua recebeu, nesta semana, mais duas comitivas interessadas em conhecer as práticas de uso e conservação de solo do “Projeto Barraginhas”, que é desenvolvido há três anos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Na quarta-feira (5), veio a prefeitura de Guaçuí, representada pelo prefeito Marcos Luiz Jauhar; pelo secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins; pela secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, Christiany Fitaroni; pelo superintendente de Meio Ambiente, Gean Luiz Vimercati; e pelo chefe do escritório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Guaçuí, Maxwell Souza.

Já nesta quinta (6), foi a vez da comitiva da prefeitura de Castelo, da qual fizeram parte os secretários de Meio Ambiente e de Agricultura daquele município, Simone Rossi Manhago e Railson Fiorese Crevelari, respectivamente; o engenheiro agrônomo Vagner Venturim; o técnico em agropecuária Dimas Sasso Christo; e a gerente de Departamento Lyzia Lemos Freitas.

O secretário de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua, Marcio Menegussi Menon, detalha como ocorreram ambas as visitas. “Eles tiveram a oportunidade de entender as técnicas de construção dos cochinhos e das barraginhas, da preservação do solo, enfim, os passos que nós seguimos aqui. Depois, fomos a campo, e eles viram nosso modus operandi, como os maquinários fazem os cortes iniciais de escavação, por exemplo, e escutaram o depoimento de produtores atendidos por nós”, esclarece.

“Para nós, é gratificante recebermos outros municípios para conhecer nossas práticas de defesa do meio ambiente. Compreendo que ações dessa natureza devem ser de responsabilidade de todos nós, para que, assim, colaboremos efetivamente na mudança de realidade. Acredito que, a nível de gestão pública, todos os municípios não só do Espírito Santo, mas do Brasil inteiro, precisam fazer sua parte em prol da preservação do meio ambiente. E cada cidadão também é importante nesse processo”, salienta o prefeito de Atílio Vivácqua, Josemar Machado Fernandes.

Também já visitaram o “Projeto Barraginhas”, dentre outros municípios, Aracruz, Alegre, Ibatiba, Irupi, Rio Novo do Sul, Cachoeiro de Itapemirim e Presidente Kennedy, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Escola Família Agrícola (EFA) de Belo Monte (Mimoso do Sul) e do Consórcio Público Rio Guandu.

 

Texto: Comunicação de Atílio Vivacqua.

 

 

Compartilhar Conteúdo