Serra realiza teste de fluência em leitura com estudantes da rede

| Assessoria de Comunicação

 

Estudantes da rede municipal da Serra estão passando pelo Teste de Fluência em Leitura, graças à adesão do município ao Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES). A avaliação envolve todas as turmas de 2º ano do Ensino Fundamental de 63 das 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Serra. 

O teste é individual e conduzido pelo professor regente, que no momento da avaliação é substituído por outro profissional, para não prejudicar a rotina escolar. A avaliação dura em média, 10 minutos, é simples e realizada com ajuda da tecnologia. 

De acordo com a subsecretária Pedagógica da Serra, Luciana Galdino, o professor regente usa um aplicativo para selecionar um texto, dentre os sugeridos pelo equipamento já configurado. A partir daí, o estudante faz a leitura e sua voz é gravada para que a avaliação da fluência da leitura seja realizada. 

Desempenho dos estudantes na pandemia

Luciana destaca que esse diagnóstico se tornou ainda mais importante, diante da ausência das aulas presenciais por um longo período, em virtude da pandemia da Covid-19. A Avaliação da Fluência em Leitura tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, em sua variante brasileira, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos. 

A subsecretária explica que o teste envolve alunos do 2ª ano porque o Plano Nacional de Educação (PNE) coloca como meta que todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental estejam alfabetizadas. 

Resultado

Os resultados do Teste permitirão identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem seu processo de alfabetização. O Teste de Fluência em Leitura acontece até o dia 03 de setembro. 

 

Texto: Comunicação de Serra

Compartilhar Conteúdo