Vitória: Diálogos sobre o "Crias Conscientes" incentivam jovens

| Assessoria de Comunicação

 

Serão lançadas, no próximo dia 2 de setembro, as novas fases do jogo “Crias Conscientes”. Para que cada vez mais jovens entendam e saibam como funciona o jogo, que trata sobre o consumo consciente, uma série de diálogos foi desenvolvida entre seus criadores e os participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) de Itararé, Consolação e Santo Antônio.

Os diálogos, realizados na útima semana, tem parceria com o Núcleo Odomodê e trata sobre a concepção e desenvolvimento do jogo.

Sávio Varejão, um dos jovens criadores do jogo conta a importância dos diálogos que permitiu transmitir conhecimento e também receber opiniões sobre o jogo. “Achei muito massa a experiência. Muitos jovens que assistiram a apresentação não sabiam algo relacionado ao nosso território e puderam ouvir sobre isso" disse ele. 

Ludimila tamém amou a oportunidade. “Foi uma oportunidade bacana, de alguma forma ser inspiração para outros jovens através desse projeto. Além de poder falar sobre um tema importante, que é o consumo consciente, e sobre representatividade”, explica Ludimila Brandão, mais uma criadora do jogo.

Jean Cirilo, que também participou da criação dos jogos, concordou com Ludila. “Achei bem interessante, pois consegui ver que ficaram bem empolgadas, teve um lance muito real sobre representatividade e elas até sugeriram fazer uma fase que represente seus territórios”, comentou.

"O game tem levado oportunidades para os jovens do Território do Bem por meio da tecnologia, fazendo com que eles aprendam sobre a importância do consumo consciente. Além disso, a ação em desenvolvimento tem possibilitado e contribuído na geração de trabalho e renda, servindo de exemplo também para outros jovens da comunidade”, disse a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Neuzinha de Oliveira.

O lanaçamento das novas fases do jogo ocorrerá no dia 02 de setembro, às 15 horas, no auditório da Casa do CIdadão, que fica em Maruípe.

O jogo

O "Crias Conscientes", tem nove fases e cenários e personagens inspirados em referências locais. O jogo foi uma proposta de cinco jovens do "Território do Bem" e traz situações cotidianas para refletir formas de consumo consciente, tanto de produtos como de serviços,tratando os temas de forma divertida e dinâmica.

A atividade é fruto de uma das formações promovidas dentro do projeto "Economia do Bem", realizado pela Associação Ateliê de Ideias, com recursos do Fundo do Procon Municipal da Prefeitura de Vitória, por meio de Edital da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid)/Gerência de Qualificação do Trabalhador. A proposta é qualificar os jovens como promotores de tecnologia digital.

"A formação desses jovens como promotores de tecnologia digital vem ao encontro da proposta da administração municipal de oportunizar o acesso à inclusão digital aos jovens de periferia, contribuindo para a promoção de paz e igualdade entre os munícipes", declarou o gerente de Qualificação do Trabalhador, Ailton Duarte.

"O Fundo Municipal de Defesa do Consumidor possibilita que mais pessoas tenham acesso às informações sobre sustentabilidade para um consumo consciente. E o jogo é uma forma lúdica de levar informação ao mesmo tempo em que se passa em cenários conhecidos na capital", destacou a gerente do Procon Vitória, Denize Izaita.

 

Texto: Comunicação de Vitória.

Compartilhar Conteúdo