Prefeitura de Muniz Freire e Sebrae assinam termo de Cooperação Técnica do Programa Cidade Empreendedora

| Assessoria de Comunicação

O prefeito Dito Silva assinou, junto com o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, e autoridades, o Termo de Cooperação Técnica e Adesão ao Projeto Cidade Empreendedora, do Sebrae-ES e recebeu o Plano de Ação montado especialmente para o município. O objetivo é transformar Muniz Freire em um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios, fomentando o empreendedorismo e a geração de empregos. A solenidade aconteceu na tarde dessa quarta-feira (25) no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Todos os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19 foram seguidos 

O evento contou ainda com a participação do presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (CONAMPE) Ercílio Santinoni; do gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae-ES, Eduardo Simões; do coordenador do Sebrae em Muniz Freire, Renato Machado e do gerente de Microempresa da Aderes, Paulo Barbosa. Também participaram secretários municipais, técnicos envolvidos no projeto, representantes do Legislativo Municipal e das instituições bancárias parceiras (Banestes, Caixa Econômica e Banco do Brasil).

Apesar do evento dessa quarta-feira, os trabalhos começaram em janeiro. Muniz Freire foi o primeiro município do Sul do Estado a aderir ao projeto. Desde então, foi montada uma equipe com representantes de todas as secretarias. A partir de um questionário com 220 questões, foi feito o diagnóstico do município, o que originou o plano de ação entregue, oficialmente, ao prefeito Dito Silva.

Focado não só na recuperação de estradas e em obras, o prefeito Dito Silva também acredita na modernização da máquina pública e no empreendedorismo, como forma de desenvolvimento do município. 

“O dia que fui apresentado ao Pedro Rigo, antes mesmo de tomar posse, pedi a vinda do projeto para Muniz Freire para estarmos capacitando os nossos jovens. Nosso município é uma potência adormecida, que ficou anos sem investimentos. Nós temos que avançar e crescer. Não cabe mais você pensar pequeno. Hoje, a única máquina emergencial que o município tem são as indústrias, o nosso comércio e a agricultura. Temos um potencial imenso para o turismo, para o agronegócio, mas nunca foi investido nisso, e estamos olhando isso com carinho. Quero aproveitar para saudar a todos os secretários. Temos problemas em todos os segmentos. Estou tirando esse ano para organizar o município. Se nem na vida pessoal, se você não estiver organizado, é possível crescer, quem dirá no poder público. Então, tiramos esse ano para planejar e organizar o município e, a partir do ano que vem, avançar. E essa parceria com o Governo do Estado, por meio da Aderes, e com o Sebrae, será fundamental para isso. Então, Pedro, eu quero dizer aqui que as portas vão estar abertas e estaremos trabalhando de forma incansável para que tudo dê certo. Eu só quero ver nossa cidade avançar e sair desse atoleiro em que a gente se encontra”, destacou o prefeito Dito Silva. 

De acordo com o superintendente do Sebrae-Es, Pedro Rigo, a partir do diagnóstico feito, foi criado junto com a Prefeitura, um Plano de Trabalho robusto que vai transformar Muniz Freire em uma cidade com um ambiente de negócios propício, buscando a desburocratização e uma relação mais amigável com os empreendedores. “Vamos trazer para cá várias capacitações e tudo que for necessário, e que está no nosso plano, para transformar Muniz Freire em uma cidade empreendedora. Hoje é um momento importante para nós, onde estamos junto com o prefeito Dito e sua equipe, inaugurando um novo ciclo. Todas as ações serão monitoradas por nossa equipe. Vocês serão, de fato, prefeito, acompanhados de perto, queremos que aqui aconteça a melhor qualidade do trabalho do Sebrae, e, nos cobre por isso. Se alguma coisa. Ao longo desse caminho, estiver ocorrendo algo sem estar combinado conosco, que nós queremos entregar o melhor para Muniz Freire”, afirmou Rigo.

Paulo Barbosa, da Aderes, autarquia ligada ao Governo do Estado, lembrou que, em plena pandemia, o Estado colocou R$200 milhões de microcrédito para os empreendedores capixabas em, a juro zero. “Infelizmente, aqui em Muniz Freire o Nossocrédito estava desarticulado, mas a Prefeitura resolveu isso e nosso escritório aqui já está funcionando, na Sala do Empreendedor. Quero falar em nome do Governo do Estado, que, desde o primeiro momento, entrou nessa parceria com o Sebrae no sentido de viabilizar o Programa Cidade Empreendedora, aportando toda a contrapartida que era do município, Nós, da Aderes, estamos junto com o Sebrae nesse Programa e também no projeto de diagnóstico turístico da região de Piaçu, onde todos os empreendimentos estão sendo mapeados. Então, quero saudar e convocar todos vocês para que façam parte desse movimento, ajudando o prefeito, a Câmara e o Sebrae. Que todos possam estar juntos para fazer esse projeto dar certo. Parabéns Dito, pela adesão ao Programa e nós estamos firmes, junto com o Sebrae, para que tudo aconteça aqui no município.“

Compondo a mesa, a presidente da Câmara de Muniz Freire, Vilma Louzada, cumprimentou o prefeito pela iniciativa e se colocou à disposição para ajudar em tudo que for possível. “Quero parabenizar o Dito. Há cerca de uns dois meses, a gente conversou, na Prefeitura, sobre trazer a Aderes e o empreendedorismo para cá. E ele me disse que já estava tendo reuniões para isso. Eu estou muito feliz de estar aqui, vendo vocês agirem, e podem contar com a Câmara. A cidade, hoje, se resume aos empregos na Prefeitura e algumas empresas que temos aqui. Então, o empreendedorismo é fundamental para que Muniz Freire venha a crescer. Muitas pessoas estão esperando essa chance. No que depender da Câmara, no que depender de nós, podem contar que estamos juntos”, garantiu a presidente do Legislativo Municipal.

Encerrando a solenidade, o prefeito Dito Silva agradeceu a presença de todos e garantiu estar aberto para ouvir e discutir tudo aquilo que for de interesse do município. “Também não posso deixar de agradecer ao Governo do Estado, que tem aberto as portas para o nosso município. Toda a equipe do Estado tem nos tratando com respeito e carinho”, finalizou Dito Silva. 

 

Texto: Comunicação de Muniz Freire.

Compartilhar Conteúdo