Em Guarapari sete pessoas a cada dez param de fumar ao realizar o programa municipal

| Assessoria de Comunicação

 

No último domingo (29) foi celebrado em todo o Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. Para lembrar a data, a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ressalta que mesmo diante da pandemia, o município desenvolve um programa para auxiliar as pessoas a pararem de fumar e ter uma vida mais saudável. O programa tem obtido sucesso, pois a cada dez fumantes que participam do programa, sete deixam de fazer uso do tabaco.

Devido a pandemia a Secretaria Municipal de Saúde, têm prestado atendimento individual a essas pessoas, com tratamento medicamentoso ofertado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os interessados em participar do programa devem procurar a Semsa, localizada em Muquiçaba, de segunda a quinta-feira, das 12h às 18h, e na sexta, de 08h às 14h.

A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), orienta que a pessoa sem cigarro tem maior possibilidade de manter os batimentos cardíacos e a pressão arterial regularizados; estabilização do oxigênio dos pulmões; olfato e paladar aguçados; e redução de risco de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC).

 

Texto: Comunicação de Guarapari

Compartilhar Conteúdo