Aniversário de Ibiraçu!

| Assessoria de Comunicação

 

O povoamento do município de Ibiraçu começou em 1877, com o assentamento dos imigrantes italianos que chegaram no segundo semestre daquele ano. Vieram para o Brasil em três navios: Columbia, Isabela e Clementina. Esses vapores chegaram, respectivamente, em agosto, setembro e outubro, trazendo cerca de 330 famílias. A maioria desses imigrantes veio das regiões italianas da Lombardia e do Vêneto. No assentamento, havia um local reservado para uma área urbana, que deu origem a um povoado e posteriormente à cidade.

No final desse mesmo ano de 1877, chegaram também cerca de 50 famílias vindas do Nordeste do Brasil, a maioria do Ceará, fugidos de uma das maiores secas de todos os tempos que assolou aquela região. Esses brasileiros nordestinos foram assentados nas mesmas condições dos italianos.

Com o assentamento dos antepassados e o início da produção de café, o lugarejo começou a prosperar. Os italianos tinham uma forte cultura de trabalho. Eram camponeses pobres acostumados à produção de alimentos e sobrevivência em pequenos pedaços de terras.

Logo o lugar alcançou sua emancipação política, sendo criado o município novo, desmembrado do território do antigo município de Santa Cruz. Foi instituído o município de Guaraná, em 11 de setembro de 1891, pela lei estadual nº 23. O nome foi dado em homenagem ao Doutor Aristides Armínio Guaraná, ex-combatente da Guerra do Paraguai, engenheiro, industrial,  político atuante no Espírito Santo, que havia sido o diretor da Colônia Santa Leopoldina e foi o responsável pelo assentamento que deu origem à cidade.

Por falar em nome, a cidade teve muitos. No período entre a Proclamação da República e a emancipação do município, pouco mais de dois anos, tivemos quatro nomes diferentes. Antes do advento da república, nos chamávamos Conde D’Eu. Em seguida, viramos Bocaiuva, com a emancipação, Guaraná e, alguns meses depois, Pau Gigante.

Em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei estadual nº 15.177, o município passou a se chamar Ibiraçu.

 

Texto: Câmara de Ibiraç

Compartilhar Conteúdo